O Natal de 2020 apresentou uma tendência que deve crescer nos próximos anos no mercado de cerveja brasileiro, que é o de cervejarias artesanais criarem produtos dedicados a dialogar com a festividade.
Cervejas de natal oferecem um potencial muito interessante de construção do portfólio, uma vez que a data naturalmente atrai a atenção do público para a experimentação de sabores e dedicação a ocasiões de consumo de alimentos e bebidas fora do usual do cotidiano.
Muito da cultura da cervejas de natal foi construído ao longo da criação de cervejarias históricas europeias que ao longo de sua trajetória entenderam o potencial da data para a criação de produtos especiais.
Estas cervejas possuem lançamento sazonal combinando adjuntos que caracterizam a diferenciação sensorial da bebida com maiores teores alcoólicos que oferecem aquecimento para o inverno do hemisfério norte.
Leia mais:
Cevaderia lança nova sour e coloca sensações em formato de lata
Cervejaria Dogma inaugura sua nova fábrica em São Paulo – veja infográfico de evolução da marca
No caso brasileiro deste ano, cervejas de natal variaram em relação a característica de construção sensorial da bebida, porém todas apresentaram a intenção de tirarem proveito do efeito de sazonalidade e diferenciação da data, destacando o valor do produto especial para este momento do ano.
Entre as cervejas lançadas em 2020 temos a Pastry Stout Panettone al Cioccolato colaborativa das paulistas Abutres Cervejaria e Escafandrista, a Christmas Ale da cervejaria gaúcha Fil, a Amburana Xmas Special da paranaense Maniacs, A Nöel da também paranaense Bodebrown e a Cherries and Berries da paulista UX Brew.
Confira alguns detalhes deste produtos na descrição abaixo.
Panetone al Cioccolato – Cervejaria Abutres / Cervejaria Escafandrista
As cervejarias paulistas investiram numa Pastry Stout, conceito de cerveja que lembram sobremesas, tendência criada pelo mercado dos EUA, para criar sua cerveja especial de natal.
A cerveja utilizou adição de panetone de chocolate tanto na mostura quanto na fermentação, além de nibs de cacau, baunilha e lactose, apresentando notas que remetem a chocolate ao leite e panetone de chocolate. O produto foi envasado em latas de 350 ml de tem 11,5% de teor alcoólico.
Christmas Ale – Fil Cervejaria
A cervejaria Fil do Rio Grande do Sul apostou no formato de uma Christmas Ale que remete as tradicionais europeias com com algum toque de criatividade adicional. Uma cerveja encorpada em licorosa que ganhou garrafas de 750 ml e lembra sabores da festa natalina com a utilização de especiarias como canela, cravo, pimenta jamaica e nozes.
Amburana Xmas Special Maniacs
A cervejaria Maniacs de Curitiba no Paraná decidiu criar uma Russian Imperial Stout maturada em barris de madeira para sua cerveja especial natalina.
A cerveja ganhou maturação em barris de Amburana, que previamente receberam cachaça, por 6 meses e foi refermentada na garrafa com leveduras de champagne, atingindo teor alcoólico de 11,1% e foi envasada em garrafas de 750 ml.
Cherries and Berries – UX Brew
A UX Brew, linha de cervejas mais complexas da cervejaria Startup Brewing de Itupeva em São Paulo decidiu produzir uma American Fruited Sour como cerveja especial de natal.
A cerveja leva adição de cerejas framboesas e amoras combinando refrescância e leve acidez além de apresentar coloração rosada que chamada atenção do público. Garrafas de 750 ml que sempre traduzem elegância também foram utilizadas neste produto que possui 5,3% de teor alcoólico.
Nöel – Bodebrown
A curitibana Bodebrown criou uma Christmas Ale para o natal uma que destacou entre seus adjuntos o ingrediente brasileiro cumaru junto a noz-moscada.
A Bodebrown Hanscroufe du Nöel Milésime foi inspirada nas cervejas de natal do inverno europeu, mais especificamente de uma região da Bélgica chamada Wallonia.
No rótulo fizeram referência a uma figura mitológica chamada Krampus que acompanha São Nicolau e tem raízes no folclore pré-cristão europeu.
A cerveja traz em sua base cinco tipos de maltes, três tipos de lúpulo, cumaru, noz-moscada e utilizou levedura especial belga resultando numa cerveja forte de 9,0% que remete a pães, castanhas e frutas secas como ameixas que maturou por 12 meses e foi envasada em garrafas especiais de 750 ml.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.