A diversificação do mercado de cervejas com a expansão do número de microcervejarias no Brasil acaba por gerar uma série de oportunidades de experiências relativas a cadeia da cerveja, sen uma delas os representantes de áreas presentes no campo como cervejarias rurais e produtores de lúpulo.
O projeto “Pesquisa Aplicada na Área de Agricultura Familiar e Circuitos Turísticos”, uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Ministério da Agricultura e a Universidade Federal Fluminense, busca fomentar e apoiar o desenvolvimento do turismo em áreas rurais relativas a cadeia de diversos produtos, inclusive a cerveja e está com inscrições abertas até 08 de abril de 2021.
O projeto busca fomentar e desenvolver o turismo em áreas rurais, por meio de um trabalho focado em produtos associados ao turismo, presentes em rotas turísticas. Serão contempladas as cadeias agroalimentares do queijo, da cerveja, do vinho e dos frutos da Amazônia, contemplando a diversidade geográfica dos produtos e serviços nacionais. Serão selecionados pelo menos um roteiro por região e dois roteiros por cadeia de interesse, totalizando oito roteiros.
O objetivo geral do projeto é ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, por meio da inserção de produtos e de serviços da agricultura familiar no mercado turístico brasileiro, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiências no meio rural.
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Experiências turísticas relacionadas a cadeia da cerveja presente no ambiente rural já são uma realidade em outros países como os Estados Unidos, o Chile e a Argentina, e permitem oferecer um misto de natureza, gastronomia e cultura local a diversos tipos de público.
O foco de atuação do Projeto Experiências do Brasil Rural são os empreendimentos da agricultura familiar, que atuem na produção agrícola e pecuária, na agroindústria, no extrativismo e no turismo. Os demais empreendimentos componentes dos roteiros também poderão ser beneficiados, desde que estejam diretamente relacionados às cadeias produtivas priorizadas.
Os roteriros selecionados para o Projeto terão de de participar das etapas de pesquisa diagnóstica e de elaboração do plano de ação e inovação, etapa de capacitação e qualificação dos roteiros e empreendimentos e etapa de fortalecimento, promoção e apoio à comercialização.
Para ter acesso a todas as informações presentes no edital de chamada a participação do projeto e realização da inscrição clique aqui.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.