Coca-Cola irá investir R$ 450 milhões em nova fábrica da cerveja Therezópolis

A engarrafadora Coca-Cola Andina irá investir numa nova cervejaria para escalar a produção da cerveja Therezópolis

A Coca-Cola Andina, uma das maiores engarrafadoras do sistema Coca-Cola no Brasil, conforme publicado no Brazil Journal deverá realizar seu primeiro grande investimento na cerveja Therezópolis, adquirida junto a Coca-Cola FEMSA no final do ano de 2021

O investimento mostra a disposição da Coca-Cola Andina em escalar a produção da Therezópolis de forma a capitalizar sobre a disponibilidade de distribuição da engarrafadora no país e o crescimento de cervejas premium no mercado brasileiro.

O montante de R$ 450 milhões será investido na construção de uma nova fábrica para a cerveja Therezópolis que deverá estar pronta para entrar em operação ao final de 2024.

A nova fábrica teria uma capacidade de produção de 750 mil hectolitros por ano, de acordo com fontes acessadas pelo Brazil Journal.


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O salto de capacidade de produção da Therezópolis com a nova fábrica seria considerável, com este volume sendo aumentada em 15 vezes em comparação aos números atuais.

Expansões futuras também foram citadas, com a unidade de produção chegando a 1,2 milhão de hectolitros por ano em 2027 e 2 milhões de hectolitros por ano em 2030.

Com foco em se inserir numa faixa entre o segmento premium e artesanal do mercado de cerveja no Brasil, a capacidade anual esperada da Therezópolis em 2030 seria cerca de 50 vezes menor que o volume total anual produzido pela Ambev em 2022.

A ampliação em capacidade poderá permitir um maior ganho de escala e redução em custos unitários, o que tem se demonstrado cada vez mais importante para busca de margem e competitividade no segmento premium.

Fábrica da Therezópolis considera estados do sudeste como opção

Questões logísticas estão sob avaliação para decisão da localidade da fábrica da Andina para produção da Therezópolis. Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais estão entre as opções para a instalação da cervejaria.

A região sudeste já conta com grande capilaridade de distribuição da engarrafadora o que viabilizaria o grande salto em volume comercial da Therezópolis.

Engarrafadoras da Coca-Cola sempre apostaram apenas na distribuição de cerveja, sendo por exemplo um dos fatores responsáveis pela capilarização da Heineken em diferentes pontos do Brasil. A busca por produção própria representa um importante redirecionamento de sua estratégia.

Em grande parte essa decisão foi tomada devido a retirada de parte do portfólio do grupo Heineken da distribuição via sistema Coca-Cola, o que ocasionou uma perda de receita para as engarrafadoras.

A fabricação de cerveja por engarrafadoras da Coca-Cola Andina e Femsa no Brasil é algo pioneiro a nível mundial para o sistema Coca-Cola que tem apostado gradativamente em outras bebidas alcoólicas em algumas localidades do mundo.

Além da Therezópolis foi sinalizado que a espanhola Estrella Galícia, com quem as engarrafadoras da Coca-Cola possuem um contrato de distribuição, também poderia utilizar a capacidade produtiva da nova cervejaria

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.