Este conteúdo foi promovido por
Ao entrar num taproom, bar ou restaurante com chopes de cervejarias artesanais é comum você ver fãs de cerveja perguntarem “O que você tem plugado?” ou “Quais opções de chope você tem aqui?”.
O chope é sempre uma oportunidade para que o público possa beber cerveja fresca e com características diferenciadas. O que poucas pessoas imaginam é o complexo mundo do gerenciamento de barris existente entre os tanques de uma cervejaria e as torneiras que irão servir o consumidor final.
A cadeia do ciclo de utilização de barris de cerveja é cheia de estágios onde se encontram o envasamento, estoque, distribuição, serviço, retorno para a cervejaria e limpeza para uma nova utilização. Com isso, o número de barris necessários para a operação é muito superior ao volume de cerveja envasado nesta embalagem para que o fluxo não seja comprometido.
Estes movimentos de retornos e saídas da fábrica para dezenas e até mesmo centenas de pontos de venda gera uma gestão complexa deste ativo e acaba fazendo com que barris se percam ao longo deste ciclo, o que se torna um problema muito grande para microcervejarias.
Leia mais:
Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados
Marketing será ainda mais fundamental para o mercado de cerveja a partir da crise do covid-19
A perda de barris é um grande transtorno para as cervejarias artesanais porque estes negócios são compostos majoritariamente por micro e pequenas empresas e o custo de cada unidade desta embalagem gira ao redor de R$ 600,00, sendo que o risco que dezenas deles fiquem pelo caminho não é baixo.
Logo, a compra de barris representa uma parcela bastante relevante do orçamento destas empresas de pequeno porte e a perda de cada um deles gera um grande dano para a saúde financeira da cervejaria.
A tecnologia é uma arma para prevenir as perdas de barris
Barris podem ser perdidos de diferentes maneiras na trajetória entre cervejarias e os pontos de vendas. Alguns são roubados, outros acabam ganhando o destino errado no retorno devido a falhas de identificação, por exemplo.
Um meio eficiente e de baixo custo para se rastrear barris é manter um registro contínuo de quantos deles foram enviados para quais clientes e quantos barris foram retornados destes mesmos clientes.
A gerenciamento de dados de uma cervejaria através do software de gestão B1 Beer não só oferece relatórios capazes de apresentar o fluxo de barris entre a cervejaria e seus clientes, como também integra esta informação à toda cadeia logística e de produção num só lugar.
Este rastreamento funciona de forma semelhante ao controle de distribuidores de gás de cozinha, onde estes negócios cuidam continuamente para que o fluxo de saída e retorno desses vasilhames estejam equilibrados.
O investimento no rastreamento de barris traz retorno através da prevenção da perda deste ativo que resulta na redução de um custo não planejado de milhares de reais ao longo do ano para as cervejarias.
Com o software B1 Beer o rastreamento de barris é feito de uma forma fácil e integrada a gestão de diversos outros pontos do negócio de produção de cerveja artesanal, oferecendo uma solução para se ter o controle da cervejaria de uma forma racional e eficiente.
O B1 Beer utiliza a tecnologia SAP Business One, líder mundial em sistemas de ERP, modelado especialmente para tratar de forma adequada os dados de microcervejarias desde a produção, passando por distribuição e chegando até as vendas, para conhecer mais sobre o sistema clique aqui.
Sobre o SAP Business One + B1 Beer
O B1 Beer é o poder da tecnologia SAP dentro das cervejarias, um software de gestão modelado para atender as necessidades de microcervejarias para gestão eficiente da produção integrando a indústria à distribuição e vendas de forma simplificada e segura.
Sobre a MANYMinds
A MANYminds Soluções e Software é o parceiro oficial da SAP Brasil responsável por distribuir as soluções do segmento cervejeiro. Em 15 anos de parceria, trouxe as melhores práticas de mercado ao segmento, proporcionou a transformação digital desde eCommerce, bares e distribuidoras até a indústria com uma solução única e integrada.
A solução trás a transformação digital nas áreas: Contabilidade e Fiscal, Compras e Suprimentos, Vendas (Varejo/Atacado/Bares/eCommerce), Estoque e Distribuição, Produção/PCP, Controle de Ativos. São centenas de funcionalidades que colaboram para eficiência operacional e padronização dos processos nos padrões de companhias globais.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.