A indústria cervejeira, marcada por uma intensa competitividade, exige um gerenciamento estratégico minucioso para garantir a otimização de custos e a maximização da lucratividade.
Nesse contexto, para reduzir os custos de uma Cervejaria, são necessárias algumas ferramentas de análise para auxiliar os gestores no entendimento de onde há prejuízos e/ou oportunidades de redução de custos de operações. Para isso, devem ser utilizados os macro-índices, os quais emergem como ferramentas poderosas para a identificação destes gargalos operacionais e implementação de ações focadas na redução de custos.
Macro-índices são indicadores que permitem avaliar o desempenho de um processo produtivo de forma ampla, relacionando a quantidade de insumos utilizados com a quantidade de produto final obtido.
Leia mais:
Produção de lúpulo triplica no Brasil em 2023
Como selecionar barris de madeira para a produção de cerveja envelhecida
Em outras palavras, os macro-índices quantificam a eficiência com que os recursos são convertidos em produto, permitindo identificar desvios em relação a padrões estabelecidos e tomar decisões mais assertivas.
O uso de macro-índices proporciona diversos benefícios para o gerenciamento estratégico de um negócio, tais como:
Na indústria cervejeira, bem como outras indústrias de bebidas, de forma equivalente, os macro-índices são utilizados para acompanhar o consumo de diversos insumos, como:
Para quem não sabe, os macro-índices podem ser calculados de forma simples e em duas formas principais:
A análise dos macro-índices permite identificar as principais causas de desvios e implementar ações de melhoria, como:
Como você pode observar, os macro-índices são ferramentas indispensáveis para o gerenciamento estratégico de uma cervejaria, permitindo identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos e aumentar a competitividade.
Ao implementar um sistema rotineiro de acompanhamento e análise dos macro-índices, as cervejarias podem alcançar um nível de excelência operacional que as diferencie no mercado. Portanto, ao adotar essa abordagem de tomada de decisões com base em macro-índices, as cervejarias podem construir um futuro mais sólido e sustentável, garantindo a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes.
Todavia, é importante ressaltar que a análise dos macro-índices deve ser realizada de forma contínua e integrada a outras ferramentas de gestão, como, por exemplo, a análise de causa raiz.
Sobre a Autora
Marianna Rabelo é Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Tecnologia e Produção de Cervejas pela Corvinus University de Budapeste (Hungria) e Consultora na Embuarama Consultoria e do SebraeTec