Dado Bier investe R$ 10 milhões em espaço gastronômico colaborativo

Foto: Instagram Dado Bier

Dado Bier cria espaço colaborativo com restaurantes e produção de cerveja próprio em Porto Alegre e acredita em ampliação do modelo

A cervejaria gaúcha Dado Bier inaugurou um espaço gastronômico da marca na capital do Rio Grande do Sul chamado de Food Hall, concebido para ser compartilhado com vários restaurantes parceiros.

O projeto envolveu o investimento de R$ 10 milhões de acordo com publicação de Pequenas Empresas e Grandes Negócios e estava previsto para lançamento em março deste ano, porém foi adiado e adaptado por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Dado Bier é uma das pioneiras entre as microcervejarias criadas no Brasil nos anos 1990 e uma das poucas de sua geração que ampliou sua presença e não foi adquirida por algum dos grupos cervejeiros que dominam o mercado brasileiro.

No seu início a cervejaria era formada por uma série de brewpubs que além do Rio Grande do Sul também contavam com unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Já nos últimos anos os investimentos na participação da gastronomia dentro dos negócios da marca haviam ficado em segundo plano.


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A Dado Bier entendeu que o projeto do Food Hall seria uma oportunidade de investir novamente na combinação de comida com cerveja deixando que parceiros cuidassem da gastronomia enquanto a cervejaria focaria no seu próprio negócio.

O público poderá acompanhar o processo de produção de cerveja no espaço que conta com uma nanofábrica com preparação de 250 litros de capacidade, a ideia é apresentar para o público as possibilidades de harmonizações entre a bebida e os pratos disponíveis.

O bar central do Food Hall conta com seis torneiras de chope e a casa adicionalmente possui também uma área de autosserviço onde o público paga pela quantidade consumida.

O espaço conta com área para delivery e também com local destinado para quem desejar trabalhar remotamente de lá.

Além de restaurantes fixos no local, o Foodhall conta também com espaço para utilização por restaurantes pop-ups e chefs autônomos que queiram utilizar a estrutura por um período pré-determinado.

A cervejaria acredita no potencial do modelo no momento atual tanto para ampliação quanto para abertura de novas unidades, uma vez que os custos da estrutura são compartilhados por todos os negócios do ambiente e as marcas se fortalecem de forma coletiva no empreendimento.

A Dado Bier que chegou aos seus 25 anos em 2020, investiu neste ano R$ 105 milhões de reais num nova fábrica no município de Três Cachoeiras (RS) que deverá ser inaugurada no ano que vem.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.