A microcervejaria mineira Doktor Brau desde do início de 2022 passou a contar em seu portfólio com uma nova linha de cervejas direcionadas a um público e ocasiões de consumo mais focados em bem estar através de baixos teores de calorias e de álcool.
Produtos com essa características estão em ascensão e tem gerado uma tendência dentro do mercado de cerveja no exterior há algum tempo, um movimento que tem sido acompanhado pelo Brasil mais recentemente.
A nova linha da Doktor Brau, composta por 3 rótulos, decidiu buscar redução de carboidratos e de teor alcoólico mirando em consumidores que estão de olho em beber cervejas que entreguem sabor sem o peso na consciência do impacto na balança ou na disposição para enfrentar o dia seguinte.
A Pilsen e a IPA desta linha são low-carb, ambas com apenas 42 Kcal, com teor alcoólico de 3%, leves, refrescantes e mantendo as famosas características dos respectivos estilos. As cervejas foram pensadas para serem uma alternativa para quem quer degustar das tradicionais Pilsen e Ipa, porém com o menor impacto calórico e alcoólico.
Leia mais:
EUA batem recorde de produção de lúpulo mais uma vez em 2021
O novo mercado da cerveja sem álcool começou a chegar no Brasil
A terceira cerveja, que completa a linha, é a Isotonic Fruitbeer, também low carb, com apenas 12 kcal, com concentração de sais e carga de proteína (não presente em outros isotônicos). As características funcionais deste cerveja faz com que ela ‘harmonize’ perfeitamente com o pós-treino.
A tendência de crescimento de cervejas sem álcool ou com teor alcoólico reduzido com um posicionamento renovado para o mercado de cerveja já havia sido destacada em 2019 por uma publicação da Catalisi quando este movimento ainda se encontrava bastante em seu início no Brasil.
Atualmente, esse cenário se encontra um pouco mais evoluído, porém ainda com uma estrada longa a ser percorrida formando um micro-segmento dentro do mercado total de cerveja.
Para se atingir produtos que apresentem sabor e aroma atraentes e ao mesmo tempo teores reduzidos de alguns componentes, um investimento em equipamentos e maior complexidade de processos é necessário, o que acaba por acarretar em cervejas com maior custo de produção.
Essa foi a escolha da Doktor Brau que utilizou equipamentos específicos recém-importados e técnicas diferenciadas de produção em várias etapas para conseguir produzir cervejas com menor teor de álcool e também com menos calorias.
“Após vários testes de produção, chegamos a um equilíbrio entre o teor alcoólico reduzido e uma concentração protéica adequada, deixando o menor nível de carboidratos entre todas as cervejas, são produtos pouco calóricos mas com muito sabor, mantendo as propriedades dos estilos que o brasileiro tanto gosta”, afirma Nuberto Hopfgartner, co-fundador da Doktor Brau.
Fundada em 2015, a Doktor Brau nasceu da união de dois amigos, um médico e um farmacêutico, que decidiram levar a frentes seu conhecimento sobre produção de cervejas. A fábrica da Doktor Brau está localizada em Congonhal, no sul de Minas Gerais, a 180km de São Paulo capital, com uma área de 3.000 m em um terreno de 16.000m2. A estrutura fabril conta com área de brasagem, adega, dealcolizador, linha de envase de garrafa e lata. Além de uma grande área de estoque que conta com sala de malte e câmara fria de 200 m3.
No início de 2020 a cervejaria passou a contar com energia solar para todo o seu processo de produção após instalar um sistema de placas fotovoltaicas. A capacidade de produção da Doktor Brau é de cerca de 50 mil litros por mês
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.