Estado do Rio de Janeiro ganha novo de Polo de Cerveja Artesanal

Polo de Cerveja Artesanal é instituído através de lei do Estado do Rio de Janeiro visando fortalecer defesa do interesse de microcervejarias

O estado do Rio de Janeiro ganhou um novo Polo Cervejeiro Artesanal dedicado a região da Baixadas Litorâneas instituído por Lei criada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador recentemente no início do mês de maio.

Com a nova lei ganha força a organização da defesa do interesses de microcervejarias independentes da região visando ações que beneficiem turismo e desenvolvimento industrial, por exemplo.

Polo Cervejeiro Artesanal da Região das Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro foi instituído pela Lei 10.010/23, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro, e publicada na edição extra do Diário Oficial do dia 04 de maio de 2023.

O programa vai abranger os municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.


Leia mais:

O ranking das 50 maiores cervejarias artesanais dos EUA


Por que réguas de degustação são importantes para sua cervejaria


A sede principal do polo será em Silva Jardim, região que tem despontado com novas fabricantes de cerveja artesanal pela sua abundância de água dos lagos e rios, de acordo com o deputado autor da lei.

O Rio de Janeiro é o sexto estado em número de cervejarias registradas no Brasil de acordo com dados do MAPA do ano passado, e é o estado com maior dispersão de cervejarias por cidades do país com 38% dos municípios tendo ao menos uma cervejaria.

Muitos estados tem incentivado a criação de Polos regionais de cervejarias artesanais, o que tem ajudado a cervejarias a encontrarem um fórum comum de decisões para ações conjuntas.

Iniciativas recentes no estado do Rio para microcervejarias

Ainda bastante atrás de outros estados do sul/sudeste como São Paulo e Rio Grande do Sul e Santa Catarina em quantidade de fábricas e iniciativas de fomento ao setor de microcervejarias independentes o Rio de Janeiro ao longo do último ano tem se noticiado algumas novos projetos que ajudem a alavancar este mercado.

A maior parte dedicadas a capital, como uma futura “Cidade da Cerveja”, que por enquanto não ganhou nada de concreto, e também uma nova Lei já sancionada que reduz obstáculos para estabelecimento de pequenas cervejarias de venda direta pela cidade.

Além disso a cidade de Niterói tem se destacado como uma grande polo apoiador de cervejarias artesanais locais onde a prefeitura tem buscado suportar microcervejarias através de diferentes incentivos.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.