A Catalisi irá indicar uma série de filmes que auxiliem na compreensão do mercado de cerveja, aproveitando a possibilidade de investimento de tempo durante a fase de quarentena.
Filmes, sejam eles de longa ou curta duração, são uma ótima via auxiliar de verificação e entendimento de como mercados evoluem e funcionam.
A primeira indicação desta série será o documentário Petroleum é Nosso: A Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil, protagonizado pelos três sócios da cervejaria paranaense DUM: Murilo Henrique, Julio Amorim e Luiz Felipe, sendo este formado em cinema, e diretor do filme.
Enquanto o filme narra a concepção da cerveja Petroleum, uma multi-premiada Russian Imperial Stout desenvolvida pela DUM – mais popularmente conhecida pela versão concedida de produção a cervejaria Wals -, a saga também revela um panorama de 10 anos, a partir de 2008, do desenvolvimento do cenário do mercado de cerveja artesanal no Brasil.
Leia mais:
Cervejaria Seasons se junta a Leuven e Schornstein e se funde a CBCA
Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019
Petroleum é nosso é o melhor registro audiovisual existente até o momento para compreender o início do desenvolvimento do mercado de cerveja artesanal nacional.
Durante o longa são apresentados diversos personagens que gradualmente vão passando a representar uma boa parte das cervejarias que nortearam a inserção inicial de microcervejarias no mercado brasileiro.
Estão lá os fundadores das primeiras marcas a ganhar destaque comercial como Eisenbahn, Colorado e Amazon, juntamente a uma série de players que foram adicionando outras camadas de desenvolvimento a cerveja artesanal brasileira como a gaúcha Seasons, a paranaense Bodebrown e até nomes internacionais como Greg Koch, fundador da norte-americana Stone Brewing.
Petroleum é Nosso fornece um panorama bastante informativo sobre o início da revolução cervejeira no país, mostrando o pensamento das pessoas que começaram a fazer este movimento acontecer.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.