O Grupo Petrópolis, terceiro grupo cervejeiro do Brasil, anuncia que fará uma segunda ampliação em sua fábrica de Uberaba, inaugurada há pouco mais de três meses. O Grupo protocolou junto a Secretaria de Fazenda mais um investimento de R$ 135 milhões na fábrica de Uberaba.
Além desse valor, a empresa também planeja investir no estado, em 2021, mais R$ 95 milhões em frota, revendas, trade, marketing e novos negócios, somando assim um total de R$ 230 milhões.
Na fábrica, será desenvolvida uma quinta linha de produção que vai aumentar a capacidade da unidade de 8,5 milhões de hectolitros/ano para 11,4 milhões de hectolitros/ano. Todos os projetos para expansão da empresa já foram protocolados junto a Secretaria Municipal de Planejamento de Uberaba e até a próxima sexta-feira (11) o alvará para a construção deve ser expedido.
A unidade atualmente conta com duas linhas de produção em funcionamento. A terceira linha entra em operação no próximo dia 11 e a quarta, no início de 2021. A ampliação vai adicionar 9,4 mil m² no terreno da fábrica, que hoje funciona em uma área de mais de 108 mil m². A quinta linha está prevista para começar a funcionar em setembro de 2021.
Leia mais:
Ambev cresceu seu volume de vendas em 25% ao ano no Brasil no terceiro trimestre de 2020
Heineken sem álcool é lançada no Brasil
A marca de maior volume da companhia é a cerveja Itaipava, porém a fatia de seu portfólio que mais cresce nos últimos anos é o de cervejas premium, com destaque para a marca Petra, mas tb com boa participação da linha Black Princess.
Em 2020 o Grupo Petrópolis também investiu no fortalecimento de seu canal de vendas online, o site Bom de Beer, buscando se adequar a crescente demanda dos consumidores por comprar cervejas através de meios digitais.
A ampliação da unidade de Uberaba também vai gerar 30 novos empregos diretos na fábrica e diversos outros indiretos, a partir da possibilidade de inaugurações de revendas e centros de distribuição na região. Atualmente, o Grupo Petrópolis é responsável por 3.700 empregos diretos e indiretos em Minas Gerais.
Marcelo de Sá, diretor executivo do Grupo Petrópolis, comenta: “Nossa fábrica de Uberaba já nasceu ampliada, em agosto deste ano. Percebemos um potencial de crescimento ainda maior para 2021 e já vamos fazer esse investimento desde já. A infraestrutura para a ampliação já existe, a região de Uberaba tem água de excelente qualidade e a fábrica já possui uma logística muito avançada. Teremos a maior fábrica do Grupo Petrópolis em Uberaba”.
Esse investimento reforça o potencial de crescimento da empresa em Minas Gerais, visto que sua participação de mercado, até então, só não era maior por não ter produção suficiente para conseguir atender a toda demanda. Atualmente, o estado consome 16% de toda cerveja produzida no país e representa um importante mercado para o setor cervejeiro. As cervejas da fábrica de Uberaba são distribuídas para as cidades de Minas Gerais, com suporte também para as regiões Norte e Noroeste de São Paulo, além de Goiás, Distrito Federal e Sul do País.
Os equipamentos para essa nova linha de produção já foram adquiridos na Alemanha e são os mais modernos do mundo, da marca Krones, líder mundial no fornecimento de indústrias de bebidas. Só com seus equipamentos de alta tecnologia é possível atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, um resultado alcançado apenas por cervejarias de alto padrão de produção e referência internacional.
As quatro linhas de envase de garrafas e latas que estarão em funcionamento até janeiro de 2021 são:
GARRAFAS – DUAS LINHAS COM CAPACIDADE INDIVIDUAL PARA:
– 62 mil garrafas por hora cada/ 600ml
– 70 mil garrafas hora de garrafas de300ml
– 60 mil garrafas hora na longneck
– 40 mil garrafas hora do Litrão
LATAS – TRÊS LINHAS COM CAPACIDADE INDIVIDUAL PARA:
– 128 mil latas por hora de 269ml ou 350ml (sleek)
– 111 mil latas por hora de 473ml
– 108 mil latas por hora de 355ml (lata sleek)
– 96 mil latas por hora de 550ml
Dentre as marcas de seu portfólio, a unidade de Uberaba produz as cervejas Crystal, Lokal, Itaipava, Itaipava Premium, Petra e Cacildis, atendendo a demanda dos produtos de acordo com a necessidade de mercado.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS –
O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Weltenburger, Brassaria Ampolis (Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis), as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico Ironage, e a água Petra.
Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24.5 mil empregos diretos. Por meio do projeto AMA, promove plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa de consumo consciente de álcool, reforçando em suas mensagens que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. O Saber Beber desenvolve atividades de conscientização por todo o país. Saiba mais em: www.saberbeber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.