A Heineken em sua versão sem álcool é lançada oficialmente no Brasil com o objetivo que a multinacional seja líder na categoria

A Heineken Brasil comunicou a chegada oficial da Heineken 0.0, o seu lançamento mais esperado do ano. O produto é a principal cerveja sem álcool do portfólio da multinacional e estará disponível inicialmente nos pontos de vendas parceiros de todo o estado de São Paulo a partir da primeira quinzena de julho.

A Heineken 0.0 foi lançada no mercado europeu em 2017 e chegou aos EUA em janeiro de 2019, já estando presente em mais de 50 países. A chegada do produto ao mercado brasileiro já havia sido anunciada no final de do ano passado.

Apesar de ser ainda um nicho mundialmente ainda pequeno, é projetado que o mercado para cervejas sem álcool será um dos de maior taxa de crescimento nos próximos para a bebida.

Esta tendência reflete uma série de mudanças de atitudes relacionadas a estilo de vida e também a entrada da cerveja numa série de ocasiões de consumo ainda não exploradas.


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O projeto de lançamento da Heineken 0.0 no Brasil demonstra uma clara intenção da empresa de se posicionar num médio prazo como líder dessa categoria específica que ainda é pouco desenvolvida no mercado brasileiro, com poucos produtos que refletem uma nova dinâmica que tem sido vista globalmente.

A categoria de cervejas sem álcool tem crescido de forma acelerada principalmente na Europa e tem recebido cada vez mais investimentos também nos EUA, começando a apelar para diferentes perfis de consumo e se diferenciando da imagem anteriormente associada ao segmento.

Nos Estados Unidos, por exemplo, este nicho tem recebido atenção tanto dos grandes produtores como também de microcervejarias independentes que estão buscando se posicionar com novos produtos enquanto desafiam a tradicional percepção do consumidor relativa a categoria.

A Heineken, que tem no Brasil o seu principal mercado no mundo em termos de volume, tem a oportunidade em grande escala de associar a percepção de qualidade relacionada a sua cerveja premium a esta mudança de perspectiva do consumidor em relação a cerveja sem álcool para colher ao longo do tempo os resultados deste movimento.

Com o produto a Heineken passa a poder buscar ocasiões de consumo antes inexploradas pelo sua principal marca como períodos durante o trabalho, momentos antes de dirigir e até mesmo ingestão após atividades físicas.

Interessante perceber que a estratégia de posicionamento do produto não é a de necessariamente apenas substituir o consumo da cerveja alcoólica, mas também de complementar essas ocasiões já estando alinhado ao discurso de moderação que tem sido alvo de comunicação principalmente das grandes cervejarias.

A Heineken 0.0 contará com produção nacional, na fábrica do Grupo Heineken, em Ponta Grossa (PR), e manterá a mesma receita já consolidada em mais de 50 países no mundo, como Estados Unidos, México, Reino Unido e Rússia. O lançamento contará com estratégia de preço similar à de Heineken original.

O produto chegará ao mercado brasileiro mantendo a icônica embalagem verde, cor tradicional associada a garrafa de Heineken original, porém acompanhada de um rótulo azul – cor associada à categoria sem álcool no Grupo Heineken – e poderá ser encontrada nas opções de garrafas long neck (330ml) e latas (350ml).

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.