Grupo Petrópolis lança campanha nacional do seu e-commerce Bom de Beer

Terceira maior cervejaria brasileira, Grupo Petrópolis inicia publicidade nacional da sua plataforma de vendas online Bom de Beer

As alterações nos hábitos de consumo de cerveja ocasionadas pela necessidade de distanciamento social está acarretando na aceleração das iniciativas de comércio online do Grupo Petrópolis.

A terceira maior cervejaria do Brasil, atrás apenas das multinacionais Ambev e Heineken, e décima-primeira cervejaria em volume de produção a nível mundial a Petrópolis iniciou sua primeira campanha na TV aberta a nível nacional da sua plataforma Bom de Beer que combina educação cervejeira com vendas de produtos online.

Criado em 2016 como um blog cervejeiro, o espaço passou a ser, em 2019, também uma plataforma para a venda de marcas e itens diversos, além de conteúdo sobre a bebida. Com o mote: “Quer saber o que é bom?”, a campanha, produzida em animação digital, apresenta o e-commerce e seus atributos, reiterando que ele vai além de um site para compra de cervejas, mas um local para que as pessoas conheçam mais sobre harmonização, os estilos e a história da bebida.

O filme da campanha do Bom de Beer estreou em maio, com inserções durante todo o mês na grade dos canais Sportv e na Rede Globo, com veiculação nacional. Como forma de celebrar a ação, o portal trouxe neste período ações específicas, como descontos de até 40% nas marcas de cerveja e itens como souvenirs, camisetas, copos e kits especiais, além de uma ação focada no mês das Mães.


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O Grupo Petrópolis, entre as grandes cervejarias com atuação no Brasil, foi o que sofreu maior queda em vendas com a crise em grande parte creditada ao seu posicionamento de portfólio. Em 2019, a maior parte da Petrópolis viu seu crescimento ligado ao segmento de cervejas premium de suas marcas, com destaque para a linha Petra e também o rótulo Cacildis.

O segmento premium é o grande foco em vendas do seu canal digital onde ações de agregação de valor e disseminação de conhecimento sobre cerveja se tornam um veículo de atração do público, algo que se tornou a tônica entre os grandes grupos de cerveja na tarefa manter consumidores engajados enquanto os mesmos ascendem na preferência do seu consumo de cerveja.

A tecnologia de comércio online escolhida pelo Grupo Petrópolis foi desenvolvida pela empresa Synapcom que realizou do planejamento a solução final do e-commerce.

A integração de plataformas digitais entre os ativos das grandes cervejarias tem ganho cada vez mais importância internacionalmente e também no Brasil. A AB InBev adquiriu recentemente o site de avaliação de cervejas RateBeer e tem integrado o mesmo a plataformas de e-commerce da gigante. Já a nível nacional a Ambev viu sua plataforma Zé Delivery saltar em vendas, alcançando em 2 meses volume de vendas superior a todo o ano de 2019.

A estratégia de avanço de canais digitais oferece um meio adicional de faturamento ao mesmo tempo que apresenta um diferencial de engajamento digital e retorna uma diversidade de dados de hábitos de consumo que ajudam no planejamento de novas decisões que impactam desde a produção a ações de marketing e esta tendência deve crescer no mercado de cerveja,

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.