As alterações nos hábitos de consumo de cerveja ocasionadas pela necessidade de distanciamento social está acarretando na aceleração das iniciativas de comércio online do Grupo Petrópolis.
A terceira maior cervejaria do Brasil, atrás apenas das multinacionais Ambev e Heineken, e décima-primeira cervejaria em volume de produção a nível mundial a Petrópolis iniciou sua primeira campanha na TV aberta a nível nacional da sua plataforma Bom de Beer que combina educação cervejeira com vendas de produtos online.
Criado em 2016 como um blog cervejeiro, o espaço passou a ser, em 2019, também uma plataforma para a venda de marcas e itens diversos, além de conteúdo sobre a bebida. Com o mote: “Quer saber o que é bom?”, a campanha, produzida em animação digital, apresenta o e-commerce e seus atributos, reiterando que ele vai além de um site para compra de cervejas, mas um local para que as pessoas conheçam mais sobre harmonização, os estilos e a história da bebida.
O filme da campanha do Bom de Beer estreou em maio, com inserções durante todo o mês na grade dos canais Sportv e na Rede Globo, com veiculação nacional. Como forma de celebrar a ação, o portal trouxe neste período ações específicas, como descontos de até 40% nas marcas de cerveja e itens como souvenirs, camisetas, copos e kits especiais, além de uma ação focada no mês das Mães.
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O Grupo Petrópolis, entre as grandes cervejarias com atuação no Brasil, foi o que sofreu maior queda em vendas com a crise em grande parte creditada ao seu posicionamento de portfólio. Em 2019, a maior parte da Petrópolis viu seu crescimento ligado ao segmento de cervejas premium de suas marcas, com destaque para a linha Petra e também o rótulo Cacildis.
O segmento premium é o grande foco em vendas do seu canal digital onde ações de agregação de valor e disseminação de conhecimento sobre cerveja se tornam um veículo de atração do público, algo que se tornou a tônica entre os grandes grupos de cerveja na tarefa manter consumidores engajados enquanto os mesmos ascendem na preferência do seu consumo de cerveja.
A tecnologia de comércio online escolhida pelo Grupo Petrópolis foi desenvolvida pela empresa Synapcom que realizou do planejamento a solução final do e-commerce.
A integração de plataformas digitais entre os ativos das grandes cervejarias tem ganho cada vez mais importância internacionalmente e também no Brasil. A AB InBev adquiriu recentemente o site de avaliação de cervejas RateBeer e tem integrado o mesmo a plataformas de e-commerce da gigante. Já a nível nacional a Ambev viu sua plataforma Zé Delivery saltar em vendas, alcançando em 2 meses volume de vendas superior a todo o ano de 2019.
A estratégia de avanço de canais digitais oferece um meio adicional de faturamento ao mesmo tempo que apresenta um diferencial de engajamento digital e retorna uma diversidade de dados de hábitos de consumo que ajudam no planejamento de novas decisões que impactam desde a produção a ações de marketing e esta tendência deve crescer no mercado de cerveja,
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.