Cerca de 90% das empresas na Alemanha são empresas familiares – em outras palavras, empresas pertencentes a uma família empreendedora. Eles fornecem mais da metade dos empregos e apresentam um forte crescimento. Algumas delas são grandes empresas conhecidas do segmento automobilístico e farmacêutico, por exemplo.
Mas elas também incluem empresas menores – como a Palatia Malz GmbH.
As empresas alemães sempre chamam atenção por sua longevidade. O Instituto Witten para Empresas Familiares (WIFU) passou muitos anos pesquisando a forma desta empresa e elaborou algumas teorias interessantes. Por exemplo, considera as empresas familiares mais bem-sucedidas e duradouras. É verdade: a Palatia Malz GmbH é certamente um bom exemplo de uma empresa de vida longa, porque em 2019 celebra o seu 120º aniversário.
A empresa foi fundada em 4 de novembro de 1899 em Kreimbach-Kaulbach, na região do norte do Palatinado, como um moinho de farinha, e foi convertida em maltrato em 1904. Em 1930, foi adquirida por Max Göhler, avô do Dr. Axel Göhler, atual diretor administrativo e acionista majoritário. Nas quatro décadas seguintes, Max Göhler transformou a empresa Palatia Malz em um importante participante da indústria alemã de malte.
Na segunda geração, o filho de Max Göhler, Eberhard, adquiriu uma malthouse em Wallertheim, na região de Rhine Hesse, na Alemanha, em 1987, além da fábrica-mãe. Isto foi principalmente por razões logísticas – o novo malte estava perto dos portos de Mainz, Wiesbaden e Worms no Reno, bem como das auto-estradas para Frankfurt e Colônia, o que significava distâncias e prazos mais curtos para as vendas domésticas e para a exportação de mercadorias. .
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A Palatia Malz automatizou suas operações de ensacamento e paletização em 2007 e instalou uma instalação de última geração em 2009 para maltes especiais, especialmente caramelo escuro e maltes torrados.
Em seu aniversário de 2019, a empresa está inaugurando um novo armazém logístico. Ao longo das décadas, a Palatia Malz investiu continuamente no futuro da empresa – algo que é característico das empresas geridas pelos proprietários, de acordo com o diretor-gerente Dr. Axel Göhler. “Todas as três gerações da nossa empresa consideraram crucial reconhecer o sinal dos tempos sem perder de vista a qualidade e a tradição.”
Sempre de olho na qualidade, o malthouse tradicional há muitos anos se baseia em métodos de maltagem artesanais lentos, combinados com produção, logística e controle de qualidade de ponta. Logo após a virada do milênio, a Palatia Malz reconheceu o potencial da tendência da cerveja artesanal e ofereceu uma ampla gama de maltes artesanais e especiais desde 2007, que são muito populares na Alemanha e no exterior.
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O portfólio hoje abrange uma gama completa de cerca de 50 produtos – maltes base e especial, malte orgânico, bem como malte feito com a variedade histórica de grãos Barke. Eles são vendidos em todo o mundo sob a marca Bestmalz para mais de 300 clientes na Europa de língua alemã, bem como através de revendedores certificados em mais de 60 países em todo o mundo.
O Dr. Axel Göhler, neto de Max Göhler, juntou-se à equipe de gestão em 2014, começou a reestruturar a empresa e agora dirige o grupo de malte nacional e internacional em rápido crescimento, juntamente com dois colegas de administração não-familiares.
“Empresas familiares formam a espinha dorsal da nossa economia na Alemanha. Capital de crescimento suficiente, digitalização e consolidação na indústria cervejeira alemã certamente representam desafios para as empresas de médio porte em nossa indústria, não há dúvida sobre isso! Mas eles também abrem muitas oportunidades. De nossa parte, decidimos tirar vantagem disso! ”, Afirma o acionista majoritário Dr. Axel Göhler, olhando com ousadia para o futuro.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.