Hocus Pocus investe em bar próprio para avançar em São Paulo

Hocus Pocus investe em seu primeiro bar na cidade de Sâo Paulo para ampliar sua presença na capital paulista

A cervejaria carioca Hocus Pocus, está avançando em terreno paulistano inaugurando seu primeiro bar da marca na cidade de São Paulo que conta com suas cervejas e uma área para shows e DJs

O investimento é o primeiro bar da marca fora da cidade do Rio de Janeiro, onde a cervejaria possui um taproom satélite há cerca de seis anos.

O mercado paulista tem sido alvo de interesse de diferentes cervejarias artesanais dado o público local crescente para os seus produto nos últimos anos.

A fábrica da Hocus Pocus, foi erguida na cidade de Três Rios, interior do Rio, tendo entre um de seus atrativos uma logística interessante para se chegar a São Paulo.


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A Hocus Pocus, que completou 8 anos no último setembro, adentrou no mercado em 2014, durante um período de explosão do surgimento de diferentes cervejarias ciganas na cidade do Rio, que realizam vendas apenas em eventos e nos poucos bares especializados da capital fluminense na época.

Em poucos anos a cervejaria ganhou grande popularidade no nicho de cervejas artesanais com uma linguagem visual repleta de psicodelia e com gestão habilidosa da marca passando a ser reconhecida em diferentes locais do Brasil.

Hocus Pocus tem como desafio ampliar sua presença em diferentes canais

Em 2016 o primeiro investimento em local próprio da cervejaria foi a criação de seu bar, o Hocus Pocus DNA, na cidade do Rio que contribuiu bastante para a construção de marca dentro de um ambiente e também conferiu suporte para o desenvolvimento de cervejas experimentais com feedback do público.

Desde 2019 a Hocus Pocus passou a contar também com sua fábrica própria na cidade de Três Rios (RJ), inicialmente com capacidade de produção de 40 mil litros por mês e expansível até 500 mil, fruto de um investimento de cerca de R$ 8 milhões.

Contando com um ativo próprio que requer um retorno financeiro de um nível diferente de uma produção terceirizada, a Hocus Pocus tem buscado aumentar sua presença em diferentes canais de distribuição, com destaque para o grande varejo onde suas garrafas passaram a figurar em diferentes representantes do segmento.

O mais novo ponto para contribuir na construção deste volume comercial para Hocus Pocus agora passa a ser seu bar em São Paulo, localizado no bairro de Pinheiros, mais especificamente no Largo da Batata.

O nova casa conta com 18 torneiras à frente do balcão, bar de drinks, uma carta de vinhos naturais em garrafas e para comer oferece porções, hamburguers exclusivos para a unidade paulistana e também opções vegetarianas.

Um destaque do bar da Hocus Pocus em SP é o segundo andar que conta com varanda coberta e uma área para shows de banda e DJs

Com o bar, além da construção de marca e volume de vendas num dos principais mercados de cerveja artesanal no país, que é o da capital paulista, a cervejaria ganha um potencial ponto de distribuição de barris e também de produtos de menor volume na região.

Parceria com a ZX Ventures, braço de inovação da Ambev, contribuiu com o novo bar da Hocus Pocus

Desde 2021, a Hocus Pocus entrou para o programa de inovação e aceleração da Ambev, através do seu braço de inovação a ZX Ventures e tem passado por um processo de mentoria de gestão e novas práticas de governança, ganhou acesso à tecnologias do CIT – Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev, no Rio de Janeiro além de diferentes tipos de suporte dentro da parceria.

O novo bar da Hocus Pocus está funcionando em um endereço onde já operaram bares temporários da Corona, um dos principais produtos do segmento premium da Ambev

Quase que vizinho ao bar da Hocus Pocus fica o Hoegaarden Greenhouse e alguns quarteirões depois o Goose Island Brewhouse, dois bares das marcas craft da gigante.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.