A cervejaria IMPLICANTES, de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, está lançando uma nova linha de cervejas de lotes exclusivos explorando experimentalismo, a gaúcha traz outras novidades também para o início de 2022 como vendas coma utilização de bitcoins.
Com a novidade a IMPLICANTES cria uma nova camada em seu portfólio abrindo espaço para perfis de consumo além de sua linha de cervejas fixas que celebra grandes nomes da negritude brasileira nos rótulos.
A nova linha de cervejas de lote único da IMPLICANTES vai se chamar REF* e investir na experiência sensorial apresentada por diferentes lúpulos. O nome REF* vem de referência. Essa linha caracteriza um retorno da IMPLICANTES às suas origens, trazendo nos rótulas a arte urbana do grafite em diferentes estilos e técnicas.
As palavras grafitadas nos rótulos são utilizadas no nosso cotidiano, sem sequer percebermos a sua raiz Afro. A IMPLICANTES é primeira fábrica de cerveja comandada por negros no Brasil, algo pouco usual dentro do universo da cerveja artesanal
Leia mais:
Avaliar e reavaliar embalagem é fundamental no mercado de cerveja
Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados
A primeira cerveja desta linha será uma New England IPA Ubuntu com lançamento no final de fevereiro, a seguir estão incluídas Fruit IPA, Double IPA e Black IPA que contarão com lançamentos mensais.
“Notamos que tanto nosso público e os pontos de venda estavam demandando cervejas com perfil mais lupulado da IMPLICANTES e percebemos isso como uma oportunidade de investir nas chamadas cervejas High End, daí combinamos isso com a nossa cultura de rua e do grafite e com nomes de referência africana que tocam em nossa ancestralidade.” comentou Diego Dias sócio-fundador e responsável pelo marketing da Implicantes
A produção de cervejas de estilo IPA nesses moldes se tornou quase que uma regra dentro do portfólio de cervejarias que exploram o público ligado às chamadas cervejas high-end. Esse tipo de produção tem como característica seu dinamismo e fato de contar com constantes lançamentos.
“Com este feedback prévio tanto do nosso público quanto dos pontos de venda junto com o trabalho que já vendo realizado com cervejarias investindo em experimentais, nossas expectativas são que esta linha será um sucesso além de abrir a possiblidade de explorarmos novos ingredientes e perfis sensoriais” complementa Diego sobre a linha REF*.
A IMPLICANTES inicia 2021 retomando eventos em sua fábrica em Porto Alegre, sendo o primeiro um que contará com torneiras abertas e venda de ingressos de forma antecipada com vagas limitadas.
Além da nova linha de seu portfólio focando em cervejas High End a IMPLICANTES também começou a investir no uso de meios digitais dentro do seu negócio.
A cervejaria vai vender a arte dos rótulos da série REF* através de NFTs, nova tecnologia por meio da qual obras de arte digitais vêm sendo vendidas recentemente ao redor do mundo.
A arte destes rótulos exclusivos que foram desenvolvidas pelo sócio-fundador e designer gráfico, Diego Dias, responsável pela direção artística da marca. Todo o processo de criação foi documentado e está disponível no canal da IMPLICANTES no Youtube.
Já é possível realizar a aquisição de parte dos rótulos da linha REF* em NFTs, de forma antecipada no site https://rarible.com/implicantes/sale. Periodicamente, serão adicionados novos NFTs correspondente a rótulos de futuras cervejas da linha REF*.
A partir de agora, a IMPLICANTES também passa a aceitar, na compra de cervejas e produtos, pagamentos via bitcoin. Para aqueles que adquirirem NFTs dos rótulos REF*, há ainda uma surpresa, que só será revelada após a confirmação da compra.
“Já estávamos desejando iniciar vendas por meio de bitcoins e vi está tendência através de artistas que eu sigo. Tínhamos muitos pedidos também para que fizéssemos a venda de nossas ilustrações e vimos a oportunidade de oferecer esses rótulos únicos para o público através deste mercado de NFTs.” finaliza Dias sobre as novidades da Implicantes.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.