IPA Day gera oportunidades no calendário do mercado de cerveja do Brasil

IPA Day abre portas para eventos e estratégias de ativação relacionadas a um dos estilos mais populares entre consumidores de cerveja artesanal

O chamado IPA DAy tem se fortalecido como um dia importante no calendário promocional do mercado de cerveja artesanal no Brasil sendo um fator motivador de eventos e estratégias de ativação para várias cervejarias.

Celebrado no início do mês de agosto o IPA Day (dia da IPA em português) foi uma criação norte-americana que bebeu dos sucesso da IPA como uma categoria muito importante do mercado de cerveja artesanal e com o tempo passou a contribuir para a popularidade do estilo entre os consumidores.

O IPA Day é um “filho” da era da redes sociais, ele foi criado em 2011 pelo escritor e entusiasta de cerveja Ashley Rousten com o objetivo de promover e valorizar a cultura da cerveja local através das redes sociais com a utilização da hashtag #IPADay.

Desde 2012 o “dia da IPA” vem ganhando aderência em diferentes lugares do mundo sendo celebrado na primeira quinta-feira do mês de agosto.


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Em pouco tempo o IPA Day virou um motivador para realização de eventos e ativações de produto, aproveitando a crescente popularidade das IPAs entre consumidores de cerveja artesanal e sua quase infindável possibilidade de variações e subestilos.

Eventos e promoções associados ao IPA Day em diferentes modelos de cervejaria

A criação do IPA Day nos EUA se deu na década 2010 onde houve aumento vertiginoso das microcervejarias no Brasil.

Com o tempo eventos inspiração na celebração começaram a aparecer mais concentrados no sudeste, que ainda concentra a maior parte das atividades relacionadas a celebração

São Paulo, estado que conta com um grande número de cervejarias que impulsionaram o mercado de IPAs no Brasil, irá ganhar um IPA Day no sábado (05/08) realizado na cervejaria Tarantino com 28 rótulos de 20 cervejarias diferentes.

“Este ano escolhemos as cervejarias mesclando algumas das que possuem os mais icônicos rótulos de IPA no Estado com algumas que são inéditas”, adianta Rafa Moschetta, organizador do festival.

O brewpub Brewstone, localizado em Fortaleza no Ceará, decidiu colocar o preço de “happy hour” em suas IPAs por todo o dia ao invés de apenas durante um determinado horário.

Já o brewpub da cervejaria Marmota no centro da cidade do Rio de Janeiro resolveu fechar a casa exclusivamente para um evento de IPA Day com a venda de ingressos e torneiras liberadas para os participantes.

A cervejaria fluminense Hocus Pocus investiu numa estratégia de lançamentos e ativação de produtos vinculados ao IPA Day.

A cervejaria criou 4 IPAs inéditas e associou uma estratégia de brindes para compra de kits que levem IPAs em seu site e também brindes para bares parceiros distribuírem mediante a compra desses lançamentos

Grandes cervejarias também estão atentas a oportunidade de promoção associada ao IPA Day.

A gigante Heineken criou eventos em parcerias com bares em SP, RJ e BH para evidenciar a marca Lagunitas, marca da cervejaria californiana de propriedade da holandesa e já produzida no Brasil há 4 anos. Lagunitas irá utilizar o IPA Day para espalhar sua “vibe californiana”.

“Estamos muito animados em fazer parte mais uma vez do IPA Day aqui no Brasil. Nossa expectativa é celebrar não apenas Lagunitas, mas também o seu estilo de vida californiano e autêntico através de experiências de consumo e entretenimento para os consumidores” diz, Ilana Lencastre, Gerente de Marketing de Lagunitas no Brasil.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.