Noi Cervejaria investe em espaço em parceria com bar em São Paulo

Foto: Soraia Correa

Noi Cervejaria Artesanal, de Niterói no Rio de Janeiro, cria espaço da marca em São Paulo em parceria com bar cervejeiro da capital paulista

Prestes a completar uma década desde sua criação. a Noi Cervejaria, da cidade de Niterói no Rio de Janeiro, inaugura um espaço da marca no tradicional bairro da Pompéia, mais precisamente no bar Canto da Cerva Biergarten. As cores preta e amarela dominam o ambiente, as paredes apresentam marcos da história da cervejaria artesanal mais premiada do Rio de Janeiro e ícones da Cidade Maravilhosa, como os Arcos da Lapa e o Cristo Redentor.

Há dois anos com distribuição em São Paulo, o investimento no espaço temático da Noi representa um trabalho para se ampliar o reconhecimento da marca na cidade e oferecer uma experiência para o público com as cervejas de seu portfólio.

A cidade de São Paulo tem sido foco de investimento de microcervejarias de diferentes partes do país para buscarem participar do mercado que apresenta um dos maiores públicos para a cerveja artesanal, o que ajuda a compor o fluxo de vendas de marcas com diferentes posicionamentos dentro dos nichos da cerveja artesanal.

Para Bárbara Buzin, diretora da Noi, a parceria com o bar Canto da Cerva é mais uma demonstração do apreço da cervejaria niteroiense pela cidade. “Nós adoramos São Paulo, o público daqui entende e respeita a cultura cervejeira. Trazermos um pouco da nossa história para cá, com o Cantinho Noi, é uma realização. Sempre teremos alguns dos nossos rótulos disponíveis no bar”, explica Bárbara, que junto à irmã Bianca e a prima Beatrice, também diretoras da Noi, está representada no mural grafitado.     


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


“Para o Canto da Cerva é uma satisfação ter a parceria da Noi! Uma cervejaria com uma história tão bacana, já consolidada no Rio de Janeiro e expandindo cada vez mais, sem perder sua essência. Agora, com um espaço exclusivo aqui em SP, podem dar início à sua expansão também por aqui!”, comenta Luciano Garcia, sócio do Canto da Cerva Biergarten.

A trajetória da Noi como cervejaria começou em 2011 com o objetivo de produzir cervejas que atendessem restaurantes próprios que já existiam desde 2008 com essa marca. A fábrica da Noi indicou com capacidade de produção de 15 mil litros mensais e atualmente possui capacidade superior a 200 mil litros. Hoje, o portfólio possui 19 rótulos, sendo 13 de linha e seis sazonais.  

Entre bares e restaurantes da marca, a Noi possui mais de 10 unidades em operação. Entre os bares inaugurados ao longo dos últimos meses na região metropolitana do Rio de Janeiro, se destaca o caráter mais colaborativo de espaços onde há a participação de outras cervejarias ou participação de empresas do setor de restaurantes. Algo que também é observado na nova parceria na cidade de São Paulo.

O Canto da Cerva Biergarten tem um projeto arquitetônico projetado pelo Estúdio Isabele Dalle e é adaptado aos padrões sanitários vigentes. A concepção da estrutura começou durante a pandemia e foi projetada para proporcionar conforto e segurança para o cliente por meio de um espaço aberto: terraço de 50m2, pé direito de 6m2, lateral aberta e teto retrátil.  

Criação espaços em parceria estão se tornando comuns para microcervejarias

A criação de espaços que são operados de forma colaborativa tem sido recorrente ao longo dos últimos meses. Cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo ganharam exemplares recentes onde cervejarias artesanais trabalham em parceria com pontos de venda, restaurantes ou outras cervejarias.

Entre as vantagens estão a redução de investimento e custos operacionais, além do compartilhamento de públicos se complementam e são guiados por interesses diferentes para frequentar o local.

Locais que representem a marca desempenham um papel fundamental para cervejarias artesanais também por oferecer a oportunidade de um contato diferenciado com o público e ampliação de reconhecimento num mercado cada vez mais povoado de diferentes marcas.

No caso da Noi o interesse por ampliar sua presença na capital paulista segue um investimento anterior em diversificar a distribuição da marca que já vem sendo trabalhada há dois anos na cidade e auxilia numa redução da dependência da venda de produtos apenas no Rio de Janeiro, onde está seu maior mercado

Sobre a Cervejaria Noi  

Noi significa “Nós” em italiano, e isso resume a essência da marca. Fundada em 2011, na cidade de Niterói-RJ, a Cervejaria Noi é uma empresa familiar de origem italiana que tem orgulho de trabalhar duro em busca da excelência. Não à toa, é a cervejaria artesanal mais premiada do Rio de Janeiro. Noi é beber junto, é unir pessoas, é comemorar.

A família Noi é composta por treze rótulos de linha e seis sazonais (Fuoriserie): Amara (Imperial IPA), A Noi que o cupuaçu abunda (Catharina Sour), Avena (Belgian Pale Ale), Bárbara (Wood Aged Barley Wine), Bionda (Pilsen), Bianca (Weiss), Cioccolato (RIS), Cioccolato Barile (Wood Aged Imperial Stout), Diavolo (Belgian Strong Ale), Fiorella (India Pale Ale), Noi Hop Lager, Noi Low Carb (Pilsen), Nera (Schwarzbier), Nuova Terra (New England IPA), Oro (Pilsen Premium), Passione (Belgian Strong Ale), Rossa (Irish Red Ale), Selvaggio (Wild Ale) e Sicilia (Witbier). E, como em toda família, sempre pode chegar mais um!

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.