A cervejaria paulista Startup Brewing anunciou que deu a partida em outubro em um programa de exportação de diversos rótulos de suas cervejas para a Europa.
A carga embarcada continha um packing list com mais de 30 diferentes rótulos de cervejas brasileiras que vão descarregar no continente europeu. A importadora é a holandesa Het Bierloket, responsável pela compra e comercialização do produto. A empresa trabalha com rótulos artesanais de cerveja do mundo todo, com foco em cervejarias mais dinâmicas e com estilos cervejeiros que são tendência no mundo craft.
A Het Bierloket já têm no portfólio outras marcas brasileiras de cervejas artesanais, a empresa é também uma plataforma cervejeira e tem diversos serviços para o setor, com foco na Holanda.
O volume exportado da Startup Brewing possui um total de mais de 500 caixas, o que soma mais de 5 mil latas. Da Ux Brew, embarcaram 15 diferentes rótulos em lata e 4 rótulos em kegs (barris descartáveis), da linha Unicorn são 9 rótulos e ainda participam do mesmo pedido as cervejarias Juan Caloto, Dogma e Everbrew. Se as perspectivas se confirmarem, os volumes devem crescer para 2021.
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A exportação demandou um cuidado especial para a garantia de cadeia fria de ponta a ponta. Desde o estoque na fábrica até o estoque na Holanda, todo o percurso terá controle de temperatura, o que garante que a cerveja chegue ao seu destino com a qualidade que saiu daqui.
A Startup Brewing aproveitou sua experiência com logística refrigerada aplicada no Brasil, um desafio das marcas que escolhem não pasteurizar as cervejas, fazendo com que estilos como a New England IPA, tenham sua melhor performance sensorial na experiência do consumidor final.
As chamadas NEIPAS, que surgiram nos Estados Unidos a poucos anos, agora são
tendência entre os apreciadores e mostram grande número de rótulos lançados, sempre observando as varietais de lúpulos, e diferentes técnicas que trazem essa potência aromática. Quando pasteurizadas, perdem o brilho e o valor que o frescor apresenta, no pedido de exportação, mais de 10 rótulos são desse estilo.
Para conquistar novos mercados é preciso primeiro chegar até lá e acelerar. O desafio da StartUp Brewing está em conseguir mostrar que as cervejas nacionais têm a qualidade esperada e entrega uma experiência diferente para consumidores de alto nível de exigência, já que estamos falando de um público que consome “cerveja local” e vivem em um ambiente onde as cervejas são uma tradição secular e apaixonante.
“Vemos no cenário econômico atual uma oportunidade para expandir nossas operações para outros mercados e também levar uma proposta diferente para outras culturas. O Brasil está começando a se tornar relevante no cenário craft mundial pela sua criatividade e temos que aproveitar isso” comenta André Franken, um dos sócios da StartUp.
A estratégia desenvolvida pela Startup combina as linhas com as marcas próprias UX Brew e Unicorn com marcas de cervejarias ciganas parceiras que produzem de forma terceirizada em sua fábrica.
Este posicionamento, quando bem construído, acaba por diversificar naturalmente o portfólio de produtos e possui maior potencial de capturar oportunidades, como no caso do início do programa de exportações da cervejaria, através da sinergia de uma gama de produtos que se comunica de diferentes formas com o público.
Apenas este ano, durante a quarentena, a Startup já lançou mais de 25 rótulos. A diversidade destes produtos, tem colocado em seu portfólio uma sequência de receitas que são divertidas, trends, exóticas, com “sabor de brasilidade” e também destacam a utilização de técnicas inovadoras. O intuito da cervejaria é focar na qualidade e controlar os processos por meio de diferentes tecnologias disponíveis e equipamentos de ponta.
Foi olhando as notas e classificações do aplicativo cervejeiro Untappd que o importador da Het Bierloket pesquisou e encontrou algumas cervejas.
O usuário do app pode fazer avaliações, check in e interagir com outros consumidores, beer lovers, geeks e profissionais. O app, que é norte americano, funciona como
uma rede social para os apreciadores que gostam de classificar cervejas e estão em diferentes estágios de entendimento e gosto, completou 10 anos este mês.
Os atributos e boas notas ajudaram na investigação de quem olha de fora, um mercado efervescente como o brasileiro e ajudou a entender como funciona o olhar do consumidor sobre os seus produtos. Isso mostra como os canais onde a cervejaria se comunica, cria diferentes comunidades e pode ser vista por todo o mundo.
A Startup Brewing é um negócio de tecnologia de bebidas e aceleradora para marcas cervejeiras ciganas. A fábrica, localizada em Itupeva, interior do Estado de São Paulo, conta com estrutura bastante flexível, com 6 mil metros quadrados distribuídos em dois galpões, incluindo áreas para produção, envase e armazenagem, com capacidade de produção para 180 mil litros / mês e pronta para desenvolver projetos.
“Uma startup representa um conceito moderno de negócio, pois ela é uma experiência, muito mais do que uma empresa em período inicial. Ela é dinâmica e traz a possibilidade de tentar, de propor, de criar. Esse modelo de negócio nos atraiu, pois é conceitualmente vinculado ao que estamos propondo aos consumidores e ao mercado. Pensar na ideia e executá-la em um mês é uma das possibilidades que uma startup oferece”, explica André Kunrath, sócio e diretor de Operações da marca.
Além da estrutura da fábrica e serviços próprios de logística e vendas, a Startup tem um Beer Garden aberto ao público aos sábados, das 16 às 22hs, e espaço para eventos.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.