Você pode conferir a parte 1 dessa série aqui e a parte 2 da série aqui.
Redes sociais são sempre um grande assunto no mundo contemporâneo. Elas transformam qualquer indivíduo num potencial produtor de conteúdo, sendo consideradas as grandes “praças de discussão” da sociedade atualmente.
No mercado de cerveja artesanal elas são cruciais, pois funcionam como uma das alavancas mais importantes de contato do consumidor com essas pequenas marcas. As mídias sociais permitem, a um custo acessível, conectar pequenos produtores com seu público alvo.
Érica Barbosa, fundadora da instituição Marketing Cervejeiro, comenta “O Instagram hoje é a principal mídia social para negócios cervejeiros, pois além de ser a mais usada pelo nosso nicho, é focada em fotos e vídeos, e as pessoas comem e bebem ‘com os olhos’. Além disso é altamente segmentável, pois a partir das hashtags e anúncios, conseguimos atrair o público certo a um baixo custo – o que é essencial, já que somos pequenos diante da grande indústria, declarou Érica Barbosa.”
Érica continua sobre a importância das mídias sociais e sua inserção no negócio “Claro que o Marketing Digital sozinho não faz milagre, a qualidade da cerveja e o posicionamento estratégico são fundamentais para o sucesso. Mas o Instagram, quando bem utilizado, é uma importante ferramenta para alavancar a marca.”
Nesse artigo serão explorados 5 estilos de postagens adotados por cervejarias com potencial de construção de marca e conexão com o público. Confira abaixo
De pequenos elementos a personagens essa técnica é um ótima alternativa de traduzir de forma visual a identidade de sua marca.
Desta maneira, para que haja consistência é necessário antes de tudo entender sua própria marca e utilizar esse recurso de forma alinhada com a personalidade da cervejaria.
Psicodélica, poética, sarcástica, com a técnica correta e criatividade esse estilo de postagem têm grande potencial de utilização como mostram a Hocus Pocus (RJ), Juan Caloto (SP), Oedipus (Amsterdã) e Amada (BA).
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Promover produtos no feed do Instagram de forma criativa é sempre um desafio para enriquecer uma timeline.
Edições que utilizam repetições e arranjos geométricos são uma possibilidade.
Esse recurso adicionam um discurso pop à postagem e as possibilidades de arranjos e combinações conferem abertura para adicionar criatividade e diferenciação ao post.
Como sempre, a forma como a peça é concebida deve estar alinhada ao discurso da marca.
Veja os exemplos da mineira Sátira, da britânica Wild Beer Co, da catarinense Schornstein e da dinamarquesa To Øl.
Na postagem de tendências de branding parte 2 mostramos como que explorar temas da cultura local apresentam possibilidades para a construção da marca da cervejaria.
Utilizar fotos que comuniquem aspectos do seu lugar vão na mesma direção.
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Esse recurso é quase obrigatório para as chamadas cervejarias rurais ou àquelas a beira da praia para comunicar a natureza dos arredores da produção, mas essa temática pode muito bem ser utilizada em áreas urbanas também.
Exemplos coletados apresentam as mineiras Zalaz e Três Orelhas e as californianas Yeast of Eden e Saint Archer.
Apresentar ingredientes que foram utilizados numa receita, muito mais que uma tendência, são uma forma habitual de apelar visualmente e comunicar as qualidades do produto utilizada pela indústria alimentícia.
De forma clássica ou contemporânea, esse recurso de promoção do produto pode ser transportado para o Instagram de forma sutil ou abundante.
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Portanto, explore a riqueza da concepção da receita indo dos ingredientes clássicos aos mais inusitados, já que a missão mais básica de uma boa cerveja é a construção de prazer sensorial.
Exploração de ingredientes nas postagens demonstrados pela gaúcha Suricato Ales, as norte-americanas Rhinegeist e Eviltwin e a belga St. Feuillien.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.