Teresópolis recebe o título de ‘Capital Nacional do Lúpulo’ do Senado

Com projetos pioneiros no desenvolvimento do lúpulo brasileiro Teresópolis é reconhecida como ‘Capital Nacional do Lúpulo pelo Senado Federal

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou nesta quinta-feira (9) o projeto de lei que reconhece Teresópolis (RJ) como a Capital Nacional do Lúpulo (PL 610/2019).

O relator da matéria foi o senador Carlos Portinho (PL-RJ). Em seu parecer, ele destacou que Teresópolis é cercada por montanhas e unidades de conservação, e que sua localização assegura um clima tropical de altitude propício para o desenvolvimento de culturas como a do lúpulo, conforme publicado da Agência Senado.

Portinho lembra que “o lúpulo é um dos ingredientes usados na fabricação de cervejas, capaz de dar à bebida características como amargor e aroma. (…) o aumento da produção de cervejas artesanais no Brasil ampliou a procura por lúpulo de qualidade, principalmente porque esse tipo de bebida exige maior quantidade do produto na composição”.

O senador também ressalta em seu parecer que “o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. Nosso país produz aproximadamente 14 bilhões de litros por ano e [esse setor] representa 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), com faturamento de R$ 100 bilhões/ano e geração de 2,7 milhões de empregos”.


Leia mais:

EUA batem recorde de produção de lúpulo mais uma vez em 2021


O novo mercado da cerveja sem álcool começou a chegar no Brasil


Portinho ainda observa que, “além do plantio das mudas de lúpulo, a região [de Teresópolis], também tem se destacado na promoção de eventos para a preparação dos produtores para o desenvolvimento dessa cultura em terras brasileiras e sua aproximação com as cervejarias”.

Município brasileiro situado na serra fluminense, Teresópolis está a cerca de 95 km da capital e possui pouco mais de 185 mil habitantes. Cercado por montanhas e unidades naturais de conservação, tem sua identidade ligada ao turismo natural e aos monumentos de valor histórico e cultural. Sua localização assegura um clima tropical de altitude, propício para o desenvolvimento de culturas como a do lúpulo.

Teresópolis possui pioneirismo no desenvolvimento do lúpulo brasileiro

Dentre os diferentes locais que cultivam mudas do lúpulo, o Município de Teresópolis se destaca em razão do projeto inovador no plantio, que busca desenvolver a cultura do lúpulo no Brasil, por meio da adaptação e tropicalização da planta, com a mesma qualidade das produções realizadas no exterior.

Destaca-se que está localizado em Teresópolis o primeiro viveiro reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para produção de mudas de lúpulo no Brasil com certificação de origem, um marco já publicado na Catalisi em 2019.

Com este título, Teresópolis tem o potencial de capitalizar, tanto politicamente como comercialmente, a alavancagem da produção de lúpulo e cerveja em sua região

Com a aprovação na CE, o reconhecimento de Teresópolis como a Capital Nacional do Lúpulo deve seguir para a sanção presidencial.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.