Uaild Ale: Prussia Bier investe no uso de levedura selvagem brasileira

Prussia Bier de Minas Gerais investe na utilização de levedura isolada de flor brasileira

A cervejaria mineira Prussia Bier, que tem sido profícua na criação de produtos, lançou recentemente uma nova cerveja com o diferencial da utilização de uma levedura selvagem 100% brasileira.

A cerveja saison batizada de “Uaild Ale”, tem o pioneirismo do uso de uma nova espécie de levedura cervejeira, diferente das tradicionais Saccharomyces brettanomyces. Esta é a primeira vez que essa espécie será utilizada na indústria e fora dos laboratórios. É uma levedura selvagem, isolada da flor da espatódea e associada a abelha sem ferrão brasileira,

O nome da levedura é Starmerella meliponinorum. Essa levedura vem de anos de estudos na Universidade Federal e é uma parceria com o Laboratório da Cerveja, que recebeu transferência de tecnologia para desenvolve-la e explorá-la comercialmente.

“Estamos sempre em busca de novidades e dessa vez vamos trazer mais uma coisa nova para o cenário cervejeiro. Uma cerveja feita com uma levedura selvagem, do nosso ecossistema.”, comentou Fernando Cota, sócio da Prussia.

Leia mais:

Fábrica das cervejas Saint Bier, Coruja e Barco fecha as portas em SC


Coca Cola irá investir R$ 450 milhões em nova fábrica da cerveja Therezópolis


O investimento de cervejarias artesanais brasileiras em ingredientes nacionais que tragam um diferencial para a cerveja ao mesmo tempo que carregam e celebram uma identidade tipicamente desenvolvida no Brasil tem ganho força.

Isso é observado claramente no crescimento do investimento de lúpulo no Brasil e também no investimento em leveduras relacionadas ao meio ambiente do Brasil.

A Uaild Ale é uma cerveja belga com malte de centeio, flor de laranjeira e casca de laranja. Tem sabor frutado de frutas maduras, leve adocicado, leve sensação de picância e com aroma pouco fenólico. Tem sabor frutado e levemente condimentado. Uma cerveja muito equilibrada que mostra a potência de uma levedura mineiríssima, com os lúpulos também de Minas, da Fazenda Cervejeira em BH! 5% de ABV e 20 IBU. 

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.