Vendas de canais online de cerveja dispararam na quarentena

Alteração de hábitos do consumidor eleva as vendas de cerveja de canais online já previamente estabelecidos.

Com a adoção de isolamento social devido a crise do novo coronavírus o impacto sobre da comercialização de cerveja mostrou o efeito negativo de desaparecimento de certos canais de venda.

Por outro lado novos modelos de canais de venda tem sido criados e além disso canais online de comercialização já existentes previamente foram fortalecidos, vendo um salto dos níveis de consumo habituais de seus produtos.

A maior adoção aos canais de venda online é acompanhada por uma nova dinâmica no consumo de bebidas que acompanha o de outros bens de consumo no momento atual que é a de menor frequência de compras acompanhada de maiores quantidades compradas, um comportamento voltado para estoques de produtos.

O tradicional portal de e-commerce de cervejas Clube do Malte registrou altas de vendas de 50% e 70% nas suas vendas respectivamente nos meses de março e abril

Já o marketplace Cerveja Artesanal Store saltou de um faturamento mensal de R$ 12 mil em média para R$ 108 mil, com o ticket médio indo de R$ 77 para mais de R$ 220 de acordo com publicação da Época.


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“Foi um pico que nunca tinha visto. As principais empresas de cerveja têm redes de distribuição bem formadas, dominam os supermercados. O cervejeiro artesanal vende na sua cidade, no bar do amigo. Ele vive geralmente com essa venda local e um pouco on-line”, afirmou o fundador da Cerveja Store, Edmir Filho na publicação.

Aumento de vendas em canais online também atingiu grandes cervejarias

A Ambev também verificou aumento de consumo no Zé Delivery e Empório da Cerveja, seus canais online próprios.

O Zé Delivery, plataforma online que entrega bebidas no mesmo dia da solicitação utilizando bares e distribuidores com produtos Ambev como ponto de distribuição de produtos quintuplicou seu volume de vendas com a adoção do distanciamento social pelo público.

“Adaptamos e ampliamos nossos canais de e-commerce. Ampliamos o Zé Delivery, por exemplo, principalmente para dar acesso aos pequenos pontos de vendas para que possam ter um canal de venda”, informou a companhia ao portal Suno Notícias.

Já o e-commerce da empresa, o Empório da Cerveja, também aumentou seu volume normal de vendas e incluiu uma série de microcervejarias independentes no canal numa forma de ajuda a alguns pequenos produtores. O aumento nas vendas desses produtos de fora da Ambev subiram 30%.

Apesar do aumento do consumo online, as vendas de bebidas alcoólicas caíram 52% com o início da quarentena de acordo com pesquisa da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) que responde por produtores de cerveja, vinho e destilados.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.