Vendas online de cervejarias artesanais só crescerão com utilização de dados

Publicidade
Entenda como o expansão das vendas online de cervejarias artesanais depende do conhecimento de dados para crescer de forma sólida

Este conteúdo foi promovido por

A necessidade de investimento estratégico das cervejarias artesanais no comércio online foi evidenciado pelos desafios impostos em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Com isso, mais do que nunca, a tecnologia construiu o caminho para que a cadeia do  mercado de cerveja continuasse seu fluxo apesar de todas as limitações físicas e do grande impacto ocasionado pela crise.

Publicidade

Entretanto, a evolução do comércio online para cervejarias artesanais, que são constituídas por micro, pequenos e médios negócios no Brasil, depende fortemente do entendimento do papel estratégico que os dados desempenharão para compreender, organizar e automatizar os negócios da cerveja.

As vendas online oferecem de modo mais direto a possibilidade de rastrear e mensurar as operações comerciais efetuadas, porém, apenas a geração desses dados sem a classificação e a estruturação adequada para que profissionais analisem os mesmos têm pouco valor para que o e-commerce de cerveja seja aprimorado.


Leia mais:

Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados


Marketing será ainda mais fundamental para o mercado de cerveja a partir da crise do covid-19


Falta de produto, erros na replicação das informações dos pedidos e carência de reinvestimento na melhoria da experiência das compras online estão entre alguns dos tópicos que a utilização de dados e a capacidade de automatização de etapas são capazes de resolver, sendo indispensáveis para o crescimento sólido das vendas por meio digitais, fazendo dos canais online uma via robusta para aquisição de receita para as cervejarias.

As oportunidades de melhoria de desempenho do comércio online de cerveja também se encontram na integração dos dados de venda com bases de informações internas da cervejaria referentes a estoque de produto acabado, controle de qualidade, capacidade de produção, aquisição de matérias-primas, entre outros, que quando gerenciados de maneira conjunta facilitam as tomadas de decisão pela empresa e impactam de maneira positiva a experiência de compra pelo consumidor, contribuindo para o engajamento do público.

O funcionamento integrado da cadeia da cerveja desde aquisição de insumos até as vendas, onde canais online terão um espaço cada vez mais importante no mercado, utilizando tecnologias digitais só crescerão nos próximos tempos.

Por isso as cervejarias artesanais precisam estar atentas para investir nesta direção, de forma a atender o consumidor com qualidade e oferecer uma jornada de compra cada vez mais adequada e personalizada para seu perfil.

software B1 Beer oferece estas soluções para integração do e-commerce de cervejarias artesanais com toda a sua cadeia interna, fazendo com que a utilização de dados proporcionem para os profissionais do mercado de cerveja melhores tomadas de decisão e maior entendimento sobre seu próprio negócio, aumentando a capacidade de gestão que tem uma relação direta com o relacionamento com o público através do comércio online.

O B1 Beer é um sistema que opera junto ao software SAP Business One, da líder mundial em sistemas de ERP, sendo a combinação desses sistemas modelada especialmente para tratar de forma adequada os dados de microcervejarias desde a produção, passando por distribuição e chegando até as vendas,

Entre os resultados obtidos com a utilização do sistema, destacam-se: rastreabiliddade de lotes, eficiência na logística, gestão de barris e ativos, integração com dezenas de PDV’s do mercado, gestão eficiente da produção, integração entre indústria, bares/venda e distribuição, melhora significativa na margem liquida, completa integração do eCommerce e valorização da marca de seus clientes em até 10%, para conhecer mais sobre o sistema clique aqui.

O SAP Business One é um software projetado para pequenas empresas que apresenta simplificação para controle dos processos internos ao mesmo tempo que oferece uma visão integrada e abrangente das operações do negócio.

A responsável pelo desenvolvimento do B1 Beer é a empresa MANYMinds que é a única distribuidora oficial do SAP no Brasil com soluções projetadas especificamente para atender as particularidades da gestão de microcervejarias.

 Sobre o SAP Business One + B1 Beer

O B1 Beer é o poder da tecnologia SAP dentro das cervejarias, um software de gestão modelado para atender as necessidades de microcervejarias para gestão eficiente da produção integrando a indústria à distribuição e vendas de forma simplificada e segura.

Sobre a MANYMinds

A MANYminds Soluções e Software é o parceiro oficial da SAP Brasil responsável por distribuir as soluções do segmento cervejeiro. Em 15 anos de parceria, trouxe as melhores práticas de mercado ao segmento, proporcionou a transformação digital desde eCommerce, bares e distribuidoras até a indústria com uma solução única e integrada.

A solução trás a transformação digital nas áreas: Contabilidade e Fiscal, Compras e Suprimentos, Vendas (Varejo/Atacado/Bares/eCommerce), Estoque e Distribuição, Produção/PCP,  Controle de Ativos. São centenas de funcionalidades que colaboram para eficiência operacional e padronização dos processos nos padrões de companhias globais.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas