Viking Malt inaugura nova maltaria de 85 mil toneladas

Foto: Divulgação

Publicidade
Viking Malt, uma das maiores produtoras de malte do mundo, investe em modernização de sua produção com nova maltaria

A Viking Malt Group inaugurou oficialmente no início do segundo semestre de 2023 sua nova fábrica de malte em Lahti, Finlândia. Há dois anos, o maior grupo de malte da Escandinávia havia lançado a pedra fundamental de uma nova planta de produção com capacidade anual de cerca de 85.000 toneladas de malte que agora já está em operação.

A nova maltaria faz parte de um investimento em modernização dos processos da Viking Malt, a empresa tem reforçado sua presença ao longo do ano no Brasil com novo representante de importação.

Continua após a Publicidade

A nova instalação vai substituir uma maltaria de 60 anos também localizada em Lahti de aproximadamente o mesmo tamanho. “Ficou cada vez mais evidente que nossa fábrica atual está chegando ao fim de sua vida útil habitual. Então, portanto, tivemos que fazer algo dramático”, explica Kasper Madsen, CEO do Viking Malt Group.

A nova fábrica permite a produção de maltes básicos e uma ampla seleção de maltes especiais. Além disso, a fábrica moderna apoia a estratégia de sustentabilidade da Viking Malt com maior eficiência energética e um melhor ambiente de trabalho do ponto de vista da saúde e segurança.


Leia mais:

Produtora do RJ se torna primeira certificadora de lúpulo no Brasil


A ascensão da qualidade do lúpulo brasileiro


A Viking Malt vende seus produtos globalmente para as indústrias cervejeira, de destilação e alimentícia. A empresa tem uma longa história e é hoje propriedade de Polttimo (62,5 %), uma empresa familiar privada detida na 5ésimo geração pela família finlandesa Relander, e Svenska Lantmännen (37,5 %), uma cooperativa agrícola sueca pertencente a 19 000 agricultores suecos.

O Viking Malt Group tem produção em 5 países, na Finlândia, Suécia, Dinamarca, Lituânia, bem como duas fábricas na Polónia com uma capacidade total de produção anual de 610 000 toneladas. 260 funcionários geram um volume de negócios de cerca de 300 milhões de euros. A Viking Malt é a maior empresa de malte da Orla Báltica, 5ª maior da Europa e 9ª do mundo. Está entre as empresas líderes em maltes especiais no mercado global.

Viking Malt tem investido no Brasil

Desde o final de 2023 a Viking Malt tem ampliado sua presença no Brasil através da importadora VKBR que se tornou a importadora e distribuidora exclusiva da Viking no Brasil.

Nos últimos seis anos, a Viking Malt esteve no mercado brasileiro, onde rapidamente se tornou umas das marcas mais relevantes no mercado de microcervejarias no país, a meta é suprir todas as regiões do país até o final de 2023.

Inicialmente a VKBRMalts focou esforços de vendas nas regiões sul e sudeste, com projeto de crescimento para o restante do país, e ainda planeja a abertura de uma filial na cidade de São Paulo.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.