Zé Delivery investe em franquia de ‘geladeira inteligente’ para expandir seu modelo

Foto: Divulgação mais edição

Zé Delivery diversifica para criação de sistema de franquias de geladeiras de autosserviço que utilizam inteligência artificial nas vendas

O Zé Delivery, aplicativo de entregas de bebidas da Ambev, está lançando mais um modelo de atuação onde opera através de um sistema de geladeiras inteligentes o consumidor adquire bebidas com pagamento automático.

Chamado de Zé Express, a nova modalidade funcionará através de franquias e agrega mais uma camada de inovação a um sistema que foi super alavancado pela gigante cervejeira nos últimos anos.

O novo serviço do aplicativo, funcionará com uma geladeira inteligente pensada para condomínios e lugares com alto fluxo de pessoas.

“Nossa missão no Zé é facilitar a vida do consumidor, para que ele possa cada vez mais gastar tempo se divertindo, reunido com amigos e família. O Zé Express é mais um passo nessa jornada, estando ainda mais próximo da casa do consumidor, de maneira simples e com experiência touchless. Tudo isso graças ao nosso investimento em tecnologia e Inteligência Artificial”, afirma o vice-presidente do Zé, Fernando Mazzarolo.


Leia mais:

O que esperar do mercado de cerveja em 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2023


A Ambev já havia investido numa startup que desenvolveu o sistema de geladeiras inteligentes e agora parece ter agregado a ela a marca do seu app para uma nova fase do negócio.

Os consumidores maiores de idade que utilizam o sistema precisam de um cadastro para escanear um QR Code, abrir a geladeira, pegar a bebida que quiser e fechar a porta. Por meio da Inteligência Artificial, os produtos retirados são reconhecidos automaticamente e cobrados direto no cartão cadastrado no aplicativo.

A Ambev destaca ainda que o Zé Express é também uma oportunidade para quem deseja empreender com o apoio e a expertise da companhia. Além de operação própria focada inicialmente em prédios e condomínios, o plano de expansão também contempla um modelo de franquias de baixo investimento.

A Ambev iniciou uma operação própria do Zé Express em 50 unidades de prédios e condomínios paulistanos e agora projeta expansão do sistema para outros locais

Tecnologia do Zé Delivery é uma ferramenta da Ambev para aproveitar a Copa

O Zé Delivery, teve sua utilização alavancada a partir de 2020 quando hábitos de consumo foram modificados em virtude da pandemia, encontrando a plataforma, criada em 2016, num estágio de desenvolvimento adequado para a sua expansão.

Desde então, o sistema digital de delivery da Ambev, que até se tornou um dos principais canais de venda da gigante que alavancou sua utilização por todo o país ampliando sua base de usuários e locais de atuação.

O crescimento do Zé Delivery tem sido feita em fases de aprendizado interno da companhia e seguidos por ampliação da operação conforme lições são aprendidas. O modelo do aplicativo utilizava inicialmente apenas lojas parceiras da Ambev como pontos de distribuição, oferecendo uma alternativa a mais de venda para esses estabelecimentos através de um canal digital.

Mais recentemente esse modelo tem se diversificado com diferentes tipos de cadeia de atuação, onde o Zé Express é mais uma delas, utilizando uma inovação sobre uma outra inovação anterior.

O Zé Express funciona numa espécie de “nanofranquia”, o que gera um potencial de dispersão do sistema por diferentes locais em parceria com franqueados, disponibilizando dois tipos de receita para a Ambev.

As vendas digitais promovidas pelo Zé Delivery disponibilizam um gigantesca massa de dados, o que permite uma retroalimentação do planejamento da Ambev, permitindo sofisticar a estratégia de sua atuação.

O Zé Delivery já atende mais de 4 milhões de consumidores mensalmente, contando com uma área de cobertura de mais de 300 cidades no país

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.