Goose Island revela a linha Bourbon County Stout 2020

goose island bourbon county stout 2020

Foto: Divulgação Goose Island Beer Co.

Publicidade
A série Goose Island Bourbon County Stout de 2020 com sete variações da célebre Russian Imperial Stout foi revelada pela Goose Island Beer Co

Mantendo uma tradição de 10 anos, a Goose Island Beer Co, de Chicago nos EUA, lançará logo após o dia de Ação de Graça a versão 2020 de sua série de cervejas Bourbon County Stout, uma tradicional Russian Imperial Stout maturada em barris de Bourbon.

A cervejaria, que desde 2011 pertence ao conglomerado AB InBev, acaba de anunciar quais serão as variações de edição limitada da Bourbon County Stout que serão lançadas este ano.

Publicidade

A Goose Island produz a Bourbon County Stout desde 1992, muito antes de sua aquisição pela multinacional. As primeiras versões engarrafadas chegaram em 2005, e as primeiras experimentações com variações da cerveja começaram em 2009, de acordo com o site da cervejaria. A tradição de lançamento das edições anuais da Imperial Stout junto ao dia de Ação de Graças começou em 2010.

Com a aquisição pela AB InBev o número de variações sensoriais da Bourbon County Stout aumentou e a estratégia de produzir algumas edições cada vez mais raras também, contribuindo para elevar o senso de relevância e repercussão da marca perante o público.


Leia mais:

Cervejaria Seasons se junta a Leuven e Schornstein e se funde a CBCA


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


A unidade de maturação de barris da famosa Imperial Stout conta com um volume entre 1,5 e 2 milhões de litros, cujo a complexidade de gestão bem como toda a impressionante saga de produção já foi mostrada num documentário produzido pela cervejaria e disponibilizado gratuitamente na internet, tendo sido tema de um artigo na Catalisi aqui.

A criação da Bourbon County Stout foi um marco importante para a indústria da cerveja artesanal, originando uma tendência de utilização de barris de maturação de bebidas em cervejas Imperial Stout, um fenômeno que acabou se espalhando pelo mundo.

A Goose Island tem utilizado a cerveja para atrair consumidores de destilados, um segmento que tem crescido em maior velocidade recentemente que a cerveja artesanal nos EUA, através da participação em festivais de Whiskey em Chicago.

Junto com o carro-chefe original, o anúncio da cervejaria destaca chegada de seis variantes. Algumas são enriquecidas com chá, outros com nibs de cacau e pistache, outros com grãos de café de origem única da Etiópia. Todos elas giram em torno de 15% ABV. Segue lista completa da série Bourbon County Stout de 2020.

  • Bourbon County Kentucky Fog Stout , inspirado na bebida chai latte London Fogcom chá Earl Grey e chá preto do Kilogram Tea e mel de trevo da marca Honey House
  • Bourbon County Special No. 4 Stout , que inclui uma base sólida de aveia, Intelligentsia Coffee e xarope de maple envelhecido em barril de bourbon da Bissell Maple Farm em Jefferson, Ohio
  • Bourbon County Caramella Ale, um wheat wine envelhecido em barris de Bourbon Wheated Larceny com sabores de maçã, canela e caramelo
  • Proprietor’s Bourbon County Stout, uma stout inspirada no spumoni, uma sobremesa italiana (que inclui sabores de cerejas, pistache, chocolate e baunilha)
  • Birthday Bourbon County Stout , uma stout envelhecida em barris que já abrigaram o Old Forester Birthday Bourbon
  • Anniversary Bourbon County Stout , uma stout que envelheceu por dois anos em barris de bourbon Weller de 12 anos para comemorar o 10º aniversário Goose Island lançando a Bourbon County Stout no dia seguinte ao dia de Ação de Graças

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas