O Zé Delivery, sistema de delivery da multinacional de bebidas Ambev, teve um ano fundamental em 2020 ao ser alavancado como um dos principais canais de venda da gigante do mercado de cerveja brasileiro.
Ao longo de 2020 o aplicativo foi baixado 3,3 milhões de vezes em 2020 contra 1,47 milhões de vezes no ano anterior, um crescimento de 224% de acordo com análise do banco de investimento JP Morgan.
Outro número que chama a atenção da plataforma, que transforma varejo e distribuidores de marcas da Ambev em pontos de distribuição para o aplicativo, é o seu aumento da base de usuários diários que atingiu 524 mil no terceiro trimestre de 2020 número superior a quatro vezes a média de 2019.
O Zé Delivery que anteriormente se limitava a atender apenas seis estados, com a estratégia de expansão executada em 2020 para aproveitar as mudanças de hábitos do consumidor agora já possui operações em todos os estados do Brasil.
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Um dos fatores de sucesso do Zé Delivery é promover um ganha/ganha/ganha para seus principais elos envolvidos. A Ambev ganha um canal cada vez mais robusto e adaptado a novas tendências de consumo, os pontos de venda em média aumentam seu faturamento entre 20 e 30% e o consumidor final passa a contar coma possibilidade de receber bebida em casa gelada em até uma hora a preços atraentes.
“Os 3 primeiros anos de Zé foram cruciais para 2019 e 2020. Nossas falhas geraram aprendizados que moldariam nossa forma de fazer negócio e nossa cultura. Em 2018, entendemos que qualidade e experiência estão acima de tudo, deixando crescimento como consequência do valor criado às pessoas.” declarou o CEO do Zé Delivery, Gustavo Fino, em seu perfil no Linkedin.
A conveniência para o consumidor apresentada pelo Zé Delivery só é possível devido a tecnologia embarcada no aplicativo que mapeia lojas disponíveis, atualiza cardápio, e gera rotas de entrega conforme a geolocalização do cliente.
O Zé Delivery em 2020 foi um dos principais canais responsáveis pelas vendas da Ambev dentro das restrições de hábitos de consumo promovidos pela pandemia.
O novo patamar comercial que o Zé Delivery passou a apresentar para a Ambev também está transformando a plataforma numa importante fonte de dados sobre hábito e perfil de consumo de seus clientes.
Como uma solução digital, uma das vantagens do Zé Delivery para companhia não é só a conveniência gerada pela tecnologia mas também o monitoramento de como as pessoas compram através da ferramenta.
O Zé Delivery inclusive com a participação de produtos de outras empresas como microcervejarias e até mesmo da maior concorrente da Ambev, a Heineken, para usuários de São Paulo.
Com isso reações a mudanças de preço, perfis de preferência por marcas, horários de pedidos ficam registrados e podem otimizar decisões de marketing para a companhia.
“Por meio de registros de clientes no aplicativo e dos seus hábitos de compra, a Ambev ganha uma visão em tempo real e em primeira mão de como as preferências desse consumidor estão evoluindo em diferentes locais e faixas etárias, entre outras variáveis”, declaram analistas do Itaú BBA em relatório segundo publicação do site Neofeed.
Investimento e integração de plataformas digitais tem sido uma tendência recorrente entre as ações promovidas pela AB InBev, a holding global da Ambev, e o Zé Delivery que já começou a ser replicado em outros países com certeza será uma vantagem competitiva que a empresa manejará daqui para frente
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.