Marca de cerveja artesanal sem álcool nos EUA recebe investimento de 50 milhões de dólares

Athletic Brewing Co continua sendo impulsionada com uma das expoentes do mercado de cerveja sem álcool nos EUA que mantém sua tendência de crescimento

A popularidade das cervejas sem álcool não está mostrando sinais de recuo nos Estados Unidos, com os números mais recentes de vendas superando as expectativas em todo o país. A Athletic Brewing, cervejaria que produz exclusivamente cervejas sem álcool, foi iniciada em 2018 focada em aproveitar esta tendência e está se tornando um dos principais atores entre microcervejarias independentes deste segmento.

Atualmente ela está buscando expandir a sua capacidade de produção para atender à crescente demanda deste tipo de cerveja acabando de receber no início de maio um investimento de 50 milhões de dólares, como reportou o portal Food Dive.

O valor investido será utilizado para construir sua terceira cervejaria, uma fábrica em Connecticut, para apoiar a expansão da Costa Leste dos EUA. A Athletic Brewing usou sua primeira rodada de financiamento para construir sua primeira cervejaria e a segunda para comprar uma instalação em San Diego, Califórnia, em 2020. 

De acordo com a publicação da Food Dive, a empresa de monitoramento de mercado Nielsen reportou um crescimento de 430% na venda de cervejas artesanais não alcoólicas e a Athletic Brewing relata que metade deste crescimento é resultante da venda de seus rótulos.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


A cervejaria original da Athletic é capaz de produzir 1,4 milhões de litros por ano, enquanto uma segunda instalação da marca em San Diego na Califórnia já está operando em sua capacidade capacidade, mesmo depois de expandir para adicionar mais 14,6 milhões de litros anuais anualmente. Mesmo assim, a cervejaria não tem sido capaz de atender a demanda por seus produtos.

Alguns analistas tem comentado que está se entrndo numa era de ouro da produção de cervejas sem álcool nos Estados Unidos que estão se beneficiando de aprimoramentos de processos e tecnologias produzindo produtos atraentes em sabor e aroma além do desenvolvimento de marcas que apelem de maneira criativa para o consumidor final.

Nisto, a Athletic Brewing tem se destacado, ganhando avaliações positivas de sites dedicados a promover listas de melhores cervejas para consumidores finais com um portfólio diversificado que inclui de Golden Ales a Double IPAs, passando também por Seltzers.

No ano passado, um outro ponto de destaque da Athletic Brewing foi ter se tornando a primeira cervejaria norte americana a patrocinar uma equipe de esporte olímpico, garantindo a marca uma visibilidade muito positiva junto ao seu público alvo, formado por pessoas que se interessam por um estilo de vida ativo. Na mesma linha a cervejaria busca patrocinar uma série de eventos esportivos como o internacional Ironman Global Series.

Com consumidores reduzindo sua quantidade de ingestão de álcool devido a busca por estilos de vida mais saudável, diversas cervejarias do mercado norte-americano desde gigantes multinacionais até cervejarias artesanais tem investindo na construção de um portfólio de cervejas sem álcool e também de baixo teor alcoólico.

Entre diversos exemplos estão a AB Inbev, com extensões de linha da Budweiser e novos rótulos da Goose Island, Samuel Adams, Dogfish Head, Brooklyn Brewery e Firestone Walker.

No Brasil esta tendência foi iniciada mais recentemente e dá sinais que irá trilhar caminho semelhante com destaque para a Heinken 0.0% que tem se espalhado por todo o país e também microcervejarias adicionando produtos sem álcool a sua estratégia de portfólio como as paulistas Blondine e cervejaria Campinas entre os exemplos recentes.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.