Nos últimos anos as vendas através de canais digitais ganharam maior espaço dentro da cadeia de diferentes tipos de negócio e isso não foi diferente dentro do mercado de cerveja. E as vendas business-to-business (B2B) também estão caminhando nesta direção.
A cervejaria carioca Farra Bier deu um passo nesta direção recentemente e já tem colhido bons resultados com o aumento de faturamento em parceria com um marketplace que realiza vendas para lojistas em diferentes estados do Brasil.
Em parceria com a startup Inventa, e-commerce B2B que entrega produtos dos mais de 900 fornecedores parceiros a lojistas de todo o território nacional, a Farra Bier expandiu seu faturamento em 20%, alcançando uma pegada de vendas que passou a atingir 11 estados.
Neste trabalho com a Inventa, com apenas seis meses de presença no marketplace da startup a Farra Bier ampliou o números de estados nos quais seus produtos passaram registrar vendas, tirando proveito da estrutura digital desenvolvida pela Inventa.
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“Antes a bebida só tinha presença no Rio e um pouco em São Paulo. Agora, nossos mais de dez rótulos, distribuídos em diversos estilos, estão disponíveis em 11 estados – Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Santa Catarina e ainda com maior força em São Paulo –, totalizando 45% do faturamento da cervejaria”, conta o sócio-proprietário Marcos Mangin.
Vendas online B2B estão em ascensão entre pequenos e os gigantes do mercado de cerveja oferecendo conveniência e um relacionamento diferenciado através da tecnologia proporcionada pelos canais digitais, o que ajuda a retornar dados mais fáceis de mensurar e capazes de guiar estratégias das cervejarias
A estratégia de diversificação de ponto de venda e ampliação de público só foi possível graças aos benefícios proporcionados pela presença no marketplace.
Além da entrega garantida aos mais de 50 mil lojistas cadastrados no país, a plataforma fornece descontos, frete reduzido e facilidades de pagamento, como parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito e prazo de 90 dias no boleto. A plataforma possui ainda uma equipe especializada em captar lojistas que tenham interesse em comercializar os produtos daquele fornecedor específico.
“Hoje, a Inventa tem quatro vendedores trabalhando com a Farra Bier. Já do nosso lado, ampliamos o quadro comercial em cinco colaboradores. É um trabalho on-line, complementar, mas conseguimos ter uma força de vendas muito maior”, contabiliza Mangin.
Este é apenas um dos exemplos de sucesso de negócios transformados pela Inventa, que nasceu em 2021 com o foco de conectar pequenos e médios lojistas a indústrias de diversos segmentos. No caso da Farra Bier, a expansão nem estava no radar.
“Quebramos uma barreira interna, e deu muito certo. Em apenas três dias, na promoção de aniversário do site, vendemos R$ 85 mil. O foco, agora, é pulverizar a marca em outros estados até o fim do ano. Queremos expandir principalmente nas cidades do interior, onde o produto não chegaria pelas vias tradicionais de distribuição”, finaliza Mangin.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.