Farra Bier expande faturamento em 20% em parceria com marketplace B2B

Cervejaria Farra Bier expande vendas digitais para lojistas em diferentes pontos do Brasil em parceria com startup especializada em comércio B2B

Nos últimos anos as vendas através de canais digitais ganharam maior espaço dentro da cadeia de diferentes tipos de negócio e isso não foi diferente dentro do mercado de cerveja. E as vendas business-to-business (B2B) também estão caminhando nesta direção.

A cervejaria carioca Farra Bier deu um passo nesta direção recentemente e já tem colhido bons resultados com o aumento de faturamento em parceria com um marketplace que realiza vendas para lojistas em diferentes estados do Brasil.

Em parceria com a startup Inventa, e-commerce B2B que entrega produtos dos mais de 900 fornecedores parceiros a lojistas de todo o território nacional, a Farra Bier expandiu seu faturamento em 20%, alcançando uma pegada de vendas que passou a atingir 11 estados.

Neste trabalho com a Inventa, com apenas seis meses de presença no marketplace da startup a Farra Bier ampliou o números de estados nos quais seus produtos passaram registrar vendas, tirando proveito da estrutura digital desenvolvida pela Inventa.


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“Antes a bebida só tinha presença no Rio e um pouco em São Paulo. Agora, nossos mais de dez rótulos, distribuídos em diversos estilos, estão disponíveis em 11 estados – Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Santa Catarina e ainda com maior força em São Paulo –, totalizando 45% do faturamento da cervejaria”, conta o sócio-proprietário Marcos Mangin.

Vendas online B2B estão em ascensão entre pequenos e os gigantes do mercado de cerveja oferecendo conveniência e um relacionamento diferenciado através da tecnologia proporcionada pelos canais digitais, o que ajuda a retornar dados mais fáceis de mensurar e capazes de guiar estratégias das cervejarias

A estratégia de diversificação de ponto de venda e ampliação de público só foi possível graças aos benefícios proporcionados pela presença no marketplace.

Além da entrega garantida aos mais de 50 mil lojistas cadastrados no país, a plataforma fornece descontos, frete reduzido e facilidades de pagamento, como parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito e prazo de 90 dias no boleto. A plataforma possui ainda uma equipe especializada em captar lojistas que tenham interesse em comercializar os produtos daquele fornecedor específico.

“Hoje, a Inventa tem quatro vendedores trabalhando com a Farra Bier. Já do nosso lado, ampliamos o quadro comercial em cinco colaboradores. É um trabalho on-line, complementar, mas conseguimos ter uma força de vendas muito maior”, contabiliza Mangin.

Este é apenas um dos exemplos de sucesso de negócios transformados pela Inventa, que nasceu em 2021 com o foco de conectar pequenos e médios lojistas a indústrias de diversos segmentos. No caso da Farra Bier, a expansão nem estava no radar.

“Quebramos uma barreira interna, e deu muito certo. Em apenas três dias, na promoção de aniversário do site, vendemos R$ 85 mil. O foco, agora, é pulverizar a marca em outros estados até o fim do ano. Queremos expandir principalmente nas cidades do interior, onde o produto não chegaria pelas vias tradicionais de distribuição”, finaliza Mangin.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.