Conforme a produção de lúpulo no Brasil vai se desenvolvendo, novos lançamentos sazonais com lúpulo em flor brasileiro fresco, comumente chamadas de fresh hops no exterior, vão ganhando o seu espaço.
As cervejarias da Ambev, Bohemia, Colorado, Wäls, Goose Island e a cervejaria acelerada pela companhia, Hocus Pocus se uniram a fazenda Santa Catarina, que produz lúpulo nacional para a gigante, para lançar uma fresh hops brasileira.
Cervejas Fresh Hops são uma iguaria, uma vez que traz características sensoriais peculiares e tem um caráter totalmente sazonal devido a estarem ligadas ao período de colheita, com a utilização do lúpulo da maneia mais breve possível para que se obtenha os melhores resultados.
O lançamentos de cervejas fresh hops, além de uma ótima ação promocional, pois destaca a atividade de colheita, podendo até mesmo ser acompanhado de festivais, é também uma possibilidade de educação cervejeira do consumidor.
Leia mais:
Copa Brasileira de Lúpulo tenta promover a qualidade do lúpulo nacional
O que esperar do mercado de cerveja em 2023 no Brasil
Batizada como 27 horas Fresh Hop Lager, a cerveja colaborativa utilizou lúpulo fresco em flor na receita que retém mais óleo essencial por não ter sido processado, o que resulta em um maior impacto do aroma e sabor na bebida.
O lançamento, disponível apenas em chope na Goose Island SP e no bar da Hocus Pocus SP apresenta aroma de notas cítricas e herbais, remetendo a casca de limão, corpo médio-baixo, médio amargor, sabor cítrico e um bom drinkability, ou seja, é uma cerveja marcante, mas ao mesmo tempo que agrada a maioria dos paladares.
A nova cerveja ganhou o nome de 27 horas Fresh Hop Lager porque esse foi o tempo entre a colheita e o momento do uso do lúpulo fresco na receita. Esta matéria prima viajou de Santa Catarina, onde a Ambev mantém a produção do ingrediente, até a cervejaria Goose Island, na região de Pinheiros em São Paulo, onde a cerveja foi produzida.
“Nós estamos muito animados com esse lançamento. Produzir uma cerveja utilizando lúpulo fresco é algo pouco frequente no Brasil e nós cervejeiros amamos testar novas receitas e brincar com as possibilidades que as diferentes formas de preparo nos permitem. Os consumidores vão perceber ao provar a 27 horas que o uso do lúpulo em flor e fresco garante um sabor e aroma bem diferenciado a bebida”, afirma Marina Pascholati, cervejeira da Ambev na Goose Island.
Sobre o processo de fabricação da cerveja, Marina explica que após a etapa de fervura do mosto, eles transferiram o mosto cervejeiro de volta para a tina de clarificação, que possui um fundo falso com uma peneira.
“Fizemos uma cama de lúpulo em flor por cima da peneira e recirculamos o mosto para que ele tivesse contato com o lúpulo fresco. Depois disso, voltamos o líquido para a tina de fervura e fervemos por mais alguns minutos. Depois, na etapa do whirlpool – processo que realiza uma filtragem na cerveja -, colocamos em imersão alguns bags com o lúpulo em flor e deixamos em contato por alguns minutos. Utilizamos o lúpulo fresco nessas várias etapas do processo de produção, garantindo o sabor especial da cerveja”.
A 27 Horas Fresh Hop Lager será comercializada na Goose Island Brewhouse e na Hocus Pocus em São Paulo. A cerveja é uma edição limitada e estará disponível em Chopp enquanto durarem os estoques.
Com o projeto iniciado em 2020 em Lages, a Fazenda Santa Catarina é um investimento da Ambev no desenvolvimento de lúpulo brasileiro.
Em 2021, a fazenda ganhou uma unidade de processamento de lúpulo permitindo que toda cadeia de produção da materia-prima fosse realizada até o ponto onde o insumo pode ser armazenado e transportado até o momento de sua utilização nas cervejarias.
O plantio é realizado em parceria com pequenos produtores locais que são responsáveis pela fase agrícola da produção. O projeto conta com um viveiro capacidade de produção de 60 mil mudas por ano.
O lúpulo produzido pela Ambev nesses primeiros anos na Fazenda Santa Catarina tem sido direcionado para cervejas sazonais, lançadas em ocasiões especiais principalmente com a participação de suas microcervejarias próprias e também das aceleradas pela companhia, a Lohn Bier, de Santa Catarina e Hocus Pocus, do Rio de Janeiro.
,
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.