As origens da Brooklyn Brewery – Filmes para entender o mercado de cerveja

Foto: Edible Movies Youtube
Um passeio pelas origens da cervejaria Brooklyn Brewery, uma das impulsionadoras do mercado de cervejas artesanais em Nova Iorque.

Veja outros filmes da série de indicados pela Catalisi
Petroleum é Nosso um retrato da evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil produzido pela cervejaria DUM
– Um conversa entre a Brewdog e a Sierra Nevada
– A saga da produção da Goose Island Bourbon County Stout

Fundada em 1988, A Brooklyn Brewery foi uma das principais impulsionadoras da retomada da atuação de microcervejarias em Nova Iorque.

O caminho trilhada pela Brooklyn mostra como a cervejaria foi gradativamente se desenvolvendo conforme o mercado de cervejas artesanais ia ganhando espaço pelo mercado norte-americano.

Num pequeno documentário produzido pelo canal do Youtube Munchies, o fundador da Brooklyn Stevie Hindy e seu mestre-cervejeiro, o popular Garrett Oliver apresenta diversos pontos da trajetória e das operações da cervejaria.

Ao longo do vídeo, Steve Hindy destaca como a inspiração da Brooklyn nasceu ainda durante sua vida de correspondente jornalístico e como a cervejaria teve uma papel importante na revitalização urbana da região que sua fábrica atualmente ocupa atraindo público e ajudando o início de novos negócios na área.


Leia mais:

História ilustrada do mercado de cerveja artesanal dos EUA


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


Um ponto muito interessante da trajetória apresentada por Hindy foi uma obstinada busca para que o designer Milton Gleiser, o criador da logo I love NY, produzisse a identidade visual da Brooklyn, algo que se mostrou fundamental para que a marca da cervejaria fosse reconhecida ao longo do tempo.

Já Garrett Oliver mostra os bastidores do planejamento das características sensoriais dos produtos da Brooklyn, como seus equipamentos foram evoluindo conforme o amadurecimento de mercado revelando até a grande sala de barris de maturação que a Brooklyn desenvolveu em tempos recentes.

Apesar de curto o filme mostra pontos interessantes de como uma pequena cervejaria lutou para conseguir entrar num mercado ainda inexistente e hoje já chega a apresentar unidades de produção ao redor do mundo através das mais diversas parcerias, incluindo uma no Brasil através de sua associação com a Maniacs Brewing no Paraná.

O filme possui áudio em inglês mas em computadores é possível acionar o recurso de tradução automática (veja ao lado) do Youtube para gerar legendas em português (o recurso não está disponível para smartphones)

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.