Brewdog inaugura neste sábado cervejaria com restaurante e biergarten em Berlim adquirido da americana Stone Brewing em abril deste ano.

A cervejaria escocesa Brewdog inaugura neste sábado (10 de agosto) sua imponente cervejaria com restaurante anexo no bairro de Mariemdorf em Berlim, capital da Alemanha. O complexo foi adquirido da cervejaria americana Stone Brewing em abril deste ano após sua desistência do projeto.

A cervejaria ocupa as históricas instalações de gás da região. Com a aquisição do local a Brewdog passará no futuro também a fabricar e vender as cervejas da Stone a partir da unidade de Berlim. A cervejaria escocesa assumiu todo o negócio, incluindo a força de trabalho da antiga proprietária.

O novo operador quer apresentar sua nova sede na Europa para vizinhos e visitantes. No dia anterior, a reunião geral da “Equity for Punks” (evento de investidores da Brewdog) acontece lá. Os investidores da BrewDog são os sócios minoritários da empresa – de acordo com a empresa, mais de 100.000 pessoas em todo o mundo que adquiriram ações da Brewdog via equity crowdfunding.

O restaurante anexo à fábrica passará a se chamar Dogtap Berlin. James Watt, fundador da BrewDog, já anunciou: “Para comemorar a abertura do nosso, DogTapBerlin e da grande tradição cervejeira da região, teremos preparados uma série exclusiva de estilos de cervejas alemãs – com quatro variedades.”

Projeto original da cervejaria custou 25 milhões de euros

O fundador da empresa californiana Stone Brewing, Greg Koch, investiu cerca de 25 milhões de euros no local adquirido pela Brewdog. Uma cervejaria e um restaurante foram construídos na antiga estação de gás, bem como uma grande cervejaria. A abertura foi em 2016.

Até 700 visitantes podiam ser servidos no antigo salão da fábrica decorado com pedras e luminárias a gás históricas e restaurados com sucesso.

Leia também: Brewdog compra a Stone Berlim

Mas as coisas não correram tão bem quanto o esperado. “Em última análise, a cervejaria mostrou-se grande demais, corajosa demais e precoce demais no decorrer do crescimento desejado na Europa. Em retrospectiva, deveríamos ter começado menores, em vez de procurar as estrelas” lamentou Greg Koch, co-fundador e CEO da Stone Brewing, na venda da cervejaria.

A Brewdog acredita na localização
James Wat co-fundador da Brewdog no Dogtap Berlin

A sucessora BrewDog, que trabalhou com a Stone Brewing em muitos projetos, acredita no site. A BrewDog é a maior cervejaria artesanal da Europa e afirma ser a única empresa a fortalecer sua posição como uma das empresas que mais crescem no Reino Unido por sete anos consecutivos.

O antigo “Stone Brewing World Bistro and Gardens” de Berlim passou nos últimos meses por uma série de reformas.

Leia também: Tendências de branding para a cerveja artesanal

O edifício histórico de 1901, anteriormente parte do gasoduto Mariendorf, foi redesenhado. Um grande chamariz dessa nova fase é a fachada interior com motivos marítimos em frente à área externa, projetada por um grafiteiro permanentemente empregado pela BrewDog. Outra novidade é uma área de jogos de fliperama clássicos e shuffleboards.

Em setembro também deve ser adicionado a um campo de minigolfe ao complexo. Oportunidades recreativas e caráter do evento devem ser reforçados no local pela mudança de propriedade aparentemente. Por outro lado, as outras instalações do prédio principal com sala de brassagem de 10.000 litros e planta-piloto com sala de 1.000 litros como o resto da cervejaria permanecem inalteradas. Metade da comida deve ser vegetariana no futuro, um quarto até vegan, disse um porta-voz da Brewdog a imprensa.

Fundada em 2007, a Brewdog opera 80 bares em 60 países. Os dois fundadores, Martin Dickie e James Watt, começaram como cervejeiros caseiros e têm buscado um crescimento agressivo a nível internacional.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.