Carlsberg e cervejaria tradicional do Reino Unido anunciam fusão pressionando independentes

A subsidiária britânica da multinacional Carlsberg anunciou uma fusão com a cervejaria e detentora de cadeia de pubs Marston

A Carlsberg UK e a Marston PLC anunciaram na última semana em um comunicado à imprensa que combinaramm seus dois negócios e formaram uma joint venture, a Carlsberg Marston Brews Company, no valor de cerca de 780 milhões de libras esterlinas (US $ 950 milhões)A nova empresa na qual a Carlsberg terá 60% e os 40% restantes serão da Marston unirá dois dos principais grupos cervejeiros do Reino Unido com um enorme portfólio de marcas internacionais, nacionais e regionais.

A Carlsberg UK fabrica e vende marcas internacionais como Carlsberg Danish Pilsner , Carlsberg Expørt , Poretti , Tetley’s , a sidra Somersby e o portfólio de artesanais da London Fields Brewery. Também detém as licenças de marca no Reino Unido para o portfólio de cervejas artesanais Mahou San Miguel  e Brooklyn Brewery .

Publicidade

A Marston’s é uma das principais operadoras de bares e possui uma propriedade de cerca de 1.400 bares situados nacionalmente, incluindo bares gerenciados, franqueados e arrendados. Além disso, é uma cervejaria independente tanto de barris quanto de cervejas embaladas, incluindo Hobgoblin , Wainwright , Marston’s Pedigree e 61 Deep . A Marston também opera várias marcas sob contratos de licença e distribuição com proprietários globais, como Estrella Damm , Shipyard , ErdingerWarsteiner e Kirin .

A Carlsberg Marston’s Brewing Company terá ativos, incluindo a cervejaria Northampton da Carlsberg UK, a cervejaria London Fields e o centro de distribuição nacional; e seis cervejarias nacionais e regionais de Marston – Marston, Banks, Wychwood, Jennings, Ringwood e Eagle – e 11 depósitos de distribuição.


Leia mais:

Petroleum é Nosso – Filmes para entender o mercado de cerveja


Brewdog revela nova identidade visual para continuar expansão mundial


Sob os termos da transação, a Carlsberg Marston Brews Company também terá acesso ao setor de pubs da Marston para seu portfólio de cervejas, que é consagrado por meio de um contrato estratégico de fornecimento e distribuição de longo prazo.

A Carlsberg experimentou grandes adversidades no Reino Unido nos últimos anos. O CEO da Carlsberg, Cees t’Hart, declarou que o Reino Unido no ano passado é o mercado com qual a empresa provavelmente está mais decepcionada com seu desempenho. O volume total de todas as cervejas Carlsberg diminuiu em 2018 em 3% em um mercado de cerveja que cresce ligeiramente.

As dificuldades levaram a Carlsberg a adotar uma estratégia promocional polêmica de reconhecer que ‘Provavelmente não é a melhor cerveja do mundo‘ numa tentativa inusitada de tentar chamar a atenção do público.

A SIBA (Society of Independent Brewers), associação que representa as cervejarias independentes do Reino Unido, enxerga a fusão como negativa por reduzir canais de acesso ao mercado das pequenas cervejarias.

“Esta fusão é a mais recente de uma série de medidas de consolidação no mercado britânico de cerveja. Ela tem o potencial de tornar a marca da Marston global e traz a Carlsberg de volta aos negócios de distribuição e pubs somente alguns anos após a sua saída. Essa fusão tem o potencial de impactar negativamente as pequenas cervejarias independentes, reduzindo ainda mais o acesso ao mercado que elas recebem” disse o executivo-chefe da SIBA, James Calder ao jornal britânico The Guardian.

O Reino Unido na última década tem sido um local de uma sequência de aquisições de cervejarias independentes por grande grupos Isso inclui a aquisição da London Fields pela Carlsberg , bem como o investimento da Heineken na Beavertown, a compra pela AB InBev da Camden Town Brewery e mais recentemente a aquisição da tradicional Fuller´s pela gigante japonesa Asahi.

A crise pela que passa o mercado cerveja atualmente pode abrir oportunidades de aquisições de cervejarias menores por grandes grupos ao redor do mundo conforme a retração do mercado impacte com maior intensidade os pequenos players.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas