Cerveja Kona Big Wave já é produzida na fábrica da Bohemia no RJ

cerveja kona big wave
Publicidade
A cerveja Kona, pertencente a multinacional AB InBev, tem o Brasil como uma das primeiras metas de sua expansão internacional

A Kona Brewing Co é uma cervejaria que foi fundada em 1994 no Havaí, nos EUA criada para fornecer cervejas para um restaurante próprio. A marca apresentou crescimento contínuo ao longo dos anos sendo comprada em 2010 pela Craft Brew Alliance (CBA) uma empresa que reunia as cervejarias Widmer Brothers e Redhook, com a aquisição a Kona passou ser produzida e distribuída fora da ilha chegando a parte continental dos EUA

Um fator importante da entrada da Kona no novo grupo era que a CBA já tinha 30% de suas ações sob propriedade da gigante AB InBev, o que oferecia a multinacional algum grau de gestão sobre as marcas participantes e informações sobre o seu desempenho. Além disso o conglomerado possuía uma cláusula contratual de possibilidade de compra total da CBA.

Publicidade

Nos últimos anos a marca havaiana passou a ser a estrela da Craft Brew Alliance, as cervejas da Kona passaram a ter desempenho comercial bastante superior a média do mercado de cervejas artesanais nos EUA, e também acima de seus pares do grupo, passando a ser a marca de interesse principal da AB InBev dentro da CBA.

Em especial o desempenho de vendas da cerveja Kona Big Wave, uma Golden Ale com teor alcoólico de 4,4%, puxou grande parte do crescimento da cervejaria. O rótulo, que foi escolhido para ser o carro-chefe da marca, teve crescimento de dois dígitos no mercado americano no terceiro trimestre de 2019.



Maniacs expande estratégia da Maniacs IPA para latas de 473 ml

Leia mais:

Dogfish Head lança tênis e clube de corrida


O ano de 2019 foi marcado também pela aquisição total da CBA pela AB InBev, dando gestão plena da multinacional sob as marcas do grupo, de forma mais clara, conferindo controle sobre a gestão do crescimento da marca Kona.

Uma dos pontos mais importantes deste movimento para a gigante é utilizar o apelo da marca Kona para explorar o mercado internacional, sendo o Brasil uma etapa fundamental para este desenvolvimento.

A Kona, que já possui sua marca presente em mais de 40 países, chegou ao Brasil em 2015 via importações, porém agora, após um período de preparação e ajustes, a Kona Big Wave é o primeiro rótulo a ser produzido no país na fábrica da cervejaria Bohemia em Petrópolis (RJ), uma das unidades de produção da Ambev, subsidiária da AB InBev no Brasil.

Sendo mais específico, a fábrica da Bohemia, junto a Colorado e a Wäls, fica sob o comando da ZX Ventures unidade de inovação da multinacional, por possuir produção de marcas com uma dinâmica muito diferenciada dos rótulos de maior volume de vendas da gigante.

Como forma de disseminar a presença da marca Kona no Rio de Janeiro, a Ambev já associou a mesma a uma iniciativa inovadora de reciclagem de garrafas na cidade e também promoveu eventos em praias cariocas antes da chegada da pandemia da covid-19.

A Craft Brew Alliance enxerga o início da produção a capital fluminense uma etapa fundamental para alavancar o potencial da marca no Brasil, fazendo com que gradativamente sua presença alcance outras regiões do país, na expectativa que seu apelo de sucesso nos EUA se reproduza no país.

A Kona Big Wave, que tem presença marcada nas gôndolas de diversos supermercados, possui uma estética havaiana mas já tem um sotaque do Rio na sua produção.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas