A cervejaria Schornstein tem a data de 6 de junho como o marco de seu nascimento no município de Pomerode, em Santa Catarina. Foi em 2006 que a reunião despretensiosa de três sócios, que acaba de chegar ao marco de 15 anos, criou uma pequena cervejaria na cidade de tradição alemã.
Até 2013 a Schornstein só operou através da venda de chope, porém com o crescimento consistente ao longo dos anos decidiram investir 5 milhões de reais numa nova planta na cidade natal e na venda em garrafas. A nova unidade permitia o salto da produção de 25 mil litros mensais para uma capacidade de 300 mil.
A ideia da fábrica começou a partir de um trabalho de conclusão de curso e, vendo a viabilidade do negócio, buscaram o investimento. Foi instalada em um imóvel tombado como patrimônio histórico da cidade, onde permanece em operação. O nome Schornstein significa chaminé em Alemão e faz alusão à própria fabricação de cerveja.
“Podemos dizer que a história da marca se confunde com a história da cerveja artesanal no Brasil”, conta Maurício Zipff, sócio fundador e embaixador da marca.
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De fato a trajetória da Schornstein apresenta diversos pontos onde o caminho do mercado de cervejas artesanais no Brasil acabou tocando em pontos trilhados pela cervejaria. Seja no marco inicial ligado a cultura alemã muito presente no sul ou nos reposicionamentos posteriores para acompanhar novas dinâmicas que foram introduzidas conforme o mercado crescia e mudava de direção.
Hoje a marca integra a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), empresa criada em 2019, junto das marcas Leuven, Seasons e The Drummer, e possui alcance de venda em todo o País, com qualidade e preços competitivos no mercado com cerca de 20 rótulos disponíveis em garrafas e latas e longnecks e diversas premiações nacionais e internacionais.
Para oficializar as celebrações dos 15 anos a marca criou um produto especial, uma cerveja do estilo Doppelbock com garrafa de 750ml rolhada que passará por pelo menos 03 meses de maturação, tempo este que proporcionará riqueza e complexidade aos aromas e paladar da cerveja e será liberada apenas em Agosto.
Também foi produzido um minidocumentário sob o olhar do passado, presente e futuro da marca com a participação de parceiros, fornecedores, trabalhadores, todas personagens importantes no decorrer destes 15 anos. Pequenos vídeos do filme já podem ser conferidos nas redes sociais da cervejaria
Locais importantes na trajetória da Schornstein estão presentes nesse registo como o primeiro bar a comprar um barril de chope da marca em 2006 que é cliente da cervejaria até hoje. Nos vídeos, os fundadores também contam curiosidades dessa linha do tempo e como a marca ganhou espaço em um mercado que está em constante crescimento.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.