Coca Cola e Jack Daniels: Coca Cola amplia alcoólicos com lançamento no Brasil

Coca Cola lança o drink pronto Jack & Coke no Brasil seguindo um plano de crescimento global de seu portfólio de alcoólicos

Jack Daniel’s & Coca‑Cola RTD – um coquetel enlatado pronto que foi lançado em junho inicialmente no México chegou oficialmente ao mercado brasileiro com produção nacional.

O investimento amplia a aposta da Coca-Cola em escalar a produção de bebidas alcoólicas, algo que está em pleno crescimento em sua estratégia a nível mundial e tem um de seus capítulos ocorrendo no Brasil, onde a empresa já possui uma linha de diferentes drinks prontos, além de uma marca de cerveja.

O lançamento capitaliza sobre um dos principais ativos da Coca Cola que é sua capilaridade de distribuição estabelecida em milhares de pontos de venda pelo país.

Nesse caso em especial há uma outra vantagem que deve impulsionar o sucesso do produto que a combinação de duas marcas norte-americanas muito populares e valorizadas.


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O Jack & Coke se insere numa categoria de drinks que misturam um destilado com um refrigerante, no caso o famoso Tenessee Whiskey com Coca Cola.

O lançamento do Jack & Coke surfa a onda do crescimento mundial das chamadas bebidas alcóolicas prontas para beber (ARTD, na sigla em inglês). Nos EUA, por exemplo, diversas grandes cervejarias e microcervejarias tem buscado ampliar seu portfólio para contar com opções deste segmento.

O drink é um dos pedidos de bar mais solicitadas do mundo, já possuindo mais de 100 anos de preparo, e equilibra o caráter suave do uísque Jack Daniel’s Tennessee com o efeito refrescante da Coca-Cola. O Jack Daniel’s & Coca-Cola em lata fez sua estreia nos EUA em março deste ano, após já ter sido lançado no México no ano passado.

O Jack Daniel’s e Coca Cola no Brasil apresenta teor alcoólico de 5% e nenhum tipo de conservante em sua composição. No Brasil, a venda, com preço sugerido de R$ 12,90, será feita em supermercados, lojas de conveniência e pela internet.

O Jack & Coke tem variado seu percentual de álcool mundialmente a depender do mercado de atuação em cada país, e também conta com versão zero açúcar em alguns mercados. Sua expansão em novas regiões do mundo ainda está ocorrendo.

Para crescer resultados Coca Cola investe no portfólio de alcoólicos

Com um tendência de queda na vendas no mercado de refrigerantes a nível global, a Coco Cola que é uma gigante do segmento tem renovado sua estratégia no sentido de se tornar cada vez mais uma empresa total de bebidas o que tem incluído investir largamente em um portfólio de bebidas alcoólicas, algo que era incomum para a empresa num passado recente.

O Jack & Coke tem o trunfo de ser um produto “collab”, o que promove o chamado cobranding de duas marcas reconhecidas com perfis de publicos diferentes que geram um grande potencial de reconhecimento e valor quando unidos.

Para a Jack Daniel é uma oportunidade de ser reconhecido por um público mais jovem e menos marculino, que é naturalmente mais associado ao uísque. E para a Coca Cola é uma oportunidade de ganhar o valor de um produto premium o que permite atingir preços mais altos, com maior potencial de margem nas vendas.

No Brasil a Coca Cola já possui 4 linhas de drinks prontos. Além do recém lançado Jack & Coke ela conta com Lemon-Dou, o Hard Seltzer Topo Chico Hard Seltzer, lançado em 2020 e, desde 2019, já comercializava o Schweppes Premium Drinks.

A Coca Cola também possui a marca de cerveja Therezópolis comprada há 2 anos e recentemente divulgou o plano de construir uma nova fábrica de R$ 450 milhões para a cervejaria, de modo a escalar sua produção. A Therezópolis é a única marca de cerveja de propriedade de uma engarrafadora da Coca Cola no mundo.

Adicionalmente, a Coca Cola distribui marcas de cerveja do portfólio Heineken e também é a distribuidora da cerveja espanhola Estrella Galicia no Brasil.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.