Sam Calagione, fundador da cervejaria Dogfish Head, costuma citar que ao fundar sua empresa em 1995 fez de tudo para se diferenciar de cervejarias artesanais já consolidadas nos anos 1990, como a Boston Beer Company (famosa pela icônica Samuel Adams), pois tinha certeza que seria impossível competir com estas.
Com isso em mente focou na criação de líquidos que não seguissem estritamente as características de cervejas européias e na construção de marca que apelasse para um público diferenciado sob o slogan “off centered ales for off centered people” (algo como ales diferenciadas para pessoas fora do normal, numa livre tradução).
De lá até hoje muita coisa aconteceu no mercado americano, mas provavelmente Sam nunca imaginou que chegaria um momento que seus produtos se juntassem as cervejas da produtora da Samuel Adams numa mesma empresa.
Porém é isso que acaba de ocorrer com o anúncio de que a Dogfish Head e a Boston Beer Company se fundiram num negócio de $300 milhões de dólares.
Sam Calagione e Mariah Calagione, os co-fundadores da Dogfish, receberam cerca de $127 milhões em ações da Boston Beer (a Boston Beer é a única cervejaria artesanal independente americana com ações na bolsa de Nova Iorque), se tornando os segundo maiores acionistas não institucionais da empresa atrás apenas do seu fundador Jim Joch.
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O negócio também inclui $173 milhões da Boston Beer para a compra da participação do fundo de investimento privado LNK Parters de Nova Iorque na Dogfish, que adquiriu 15% da empresa de Sam Calagione em 2015.
O negócio também inclui um assento para Sam Calagione no quadro de diretores da Boston Beer que terá efeitos a partir de 2020.
A fusão combina a segunda maior cervejaria independente americana, segundo os critérios da Brewers Association, a Boston Beer, com a décima terceira da mesma lista de 2018, a Dogfish Head. Ambas companhias irão permanecer com seus respectivos status de cervejarias independentes nos Estados Unidos.
Segundo informações do co-fundador da Dogfish os acordos sobre o negócio foram fechados no festival Extreme Beer ocorrido em Boston em fevereiro.
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“Nós conversamos sobre o quão desafiante esta indústria está se tornando, a definição de cervejaria independente, marcas que o público considera uma cervejaria independente, cervejas associadas a lifestyles e percebemos o quão belos e complementares são nossos portfólios” relatou Sam Calagione a mídia americana.
Realmente o casamento entre as duas empresas revela uma fotografia interessante do momento atual do mercado de cerveja dos EUA.
Por um lado a Boston Beer, possui a Samuel Adams como uma marca consolidada, porém envelhecida que luta para permanecer relevante num mercado povoado de novidades e de desenvolvimento mais lento, tanto que o grande motor de crescimento da empresa está fincado no seu portfólio fora da cerveja como cidras e chás alcoólicos.
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Por outro lado a Dogfish, que consegue capturar um público mais contemporâneo e possui portfólio com maior entrada no segmento high end e que vê desafios em continuar crescendo num país continental cujo o mercado atingiu taxas de crescimento mais maduras, revelando que novas cervejarias com apetite nacional dificilmente surgirão no médio prazo dado a incompatibilidade entre investimento e velocidade de retorno.
A junção promove relevância dentro da cena cervejeira e avanço do portfólio para a Boston Beer (principalmente em IPAS e sours) enquanto abre oportunidades para a Dogfish continuar se desenvolvendo num mercado mais competitivo e de crescimento mais lento com os ativos disponíveis da produtora da Sam Adams.
Ambas cervejarias promovem o “casamento” enquanto mantém a bandeira de cervejaria independente, cujo os valores de transparência em relação a produção por grandes conglomerados sempre foram inegociáveis para as duas empresas e citam que as produções das macrocervejarias são de 50 a 100 vezes maiores que as deles, sendo o market share da empresa fundida de apenas 2% do público total de cerveja americano.
Embora noticiado oficialmente como uma fusão, a diferença de volume e poderio econômico entre Dogfish e a Boston Beer sugere uma aquisição da primeira pela segunda.
Essa ótica foi a enxergada pelo portal Bloomberg ao noticiar o negócio, destacando que esta foi a maior aquisição já realizada pela Boston Beer.
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“Nós sentimos que é o momento de reforçarmos o nosso portfólio de cervejas. Estamos comprometidos com a cerveja artesanal no longo prazo” declarou o CEO da Boston Beer Dave Burwick à publicação
“Unidos teremos um portfólio distinto e de alta qualidade, tanto do ponto de vista do preço quanto do produto. Esperamos que ocorram mais consolidações no setor de cerveja artesanal ao longo do tempo e estaremos em melhor posição para aproveitar essas mudanças.” completa Burwick.
“É um momento desafiador em que a cerveja não está crescendo no nível que todos desejam, e podemos ser grandes defensores para ajudar a trazer a cerveja de volta ao crescimento na América.” declarou Sam Calagione.
“Acreditamos que estamos criando a plataforma americana mais dinâmica e diversificada para cerveja artesanal e outras bebidas alcoólicas”, declarou Jim Koch, fundador e presidente da The Boston Beer em comunicação oficial
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.