A Everbrew, cervejaria artesanal da cidade de Santos em São Paulo, lançará no dia 2 de maio sua nova linha de cervejas Anatomy, que vai buscar explorar novas técnicas de produção e focará na utilização de insumos de qualidade singular.
Na linha anatomy um dos destaques serão as leveduras utilizadas no processo de fermentação que serão diferentes para cada um dos rótulos da linha.
Head, a primeira a chegar nas mãos e copos do público, traz em sua base malte 100% importado que promove um corpo de tom mais claro. Suas doses generosas de Cryo Pop – Blend criando pela YCH, proporcionam aromas cítricos, tropicais e de frutas de caroço. “Para o processo de fermentação contamos com uma cepa recém chegada ao Brasil que contribui para potencializar ainda mais aromas e sabores além do corpo macio que completa a experiência”, diz Célio Ongaro sócio proprietário e mestre cervejeiro da Everbrew.
Tendo como destaque a produção de IPAs super lupuladas desde seu início, a Everbrew soube capitalizar sobre esse nicho crescente no mercado de cervejas artesanais no Brasil nos últimos anos enquanto evoluía seu modelo de negócios.
Leia mais:
Fábrica das cervejas Saint Bier, Coruja e Barco fecha as portas em SC
Coca Cola irá investir R$ 450 milhões em nova fábrica da cerveja Therezópolis
A marca acabou por se tornar conhecida por suas cervejas extremas e juicy IPAs, sendo necessário estar em constante busca de inovação de receitas e processos para atender seu segmento.
“Foi dessa nossa inquietude por sempre querer proporcionar o que de melhor há no cenário mundial cervejeiro que nasceu o projeto Anatomy. O mercado nacional e principalmente o consumidor brasileiro merecem isso”, diz Rene Santos sócio fundador.
Com a nova fábrica inaugurada em 2022, a Everbrew passou a produzir localmente em Santos todas sua produção que era feita de forma terceirizada que era utilizada para o braço de distribuição da cervejaria e seu antigo brewpub na cidade se tornou um bar abastecido também pela nova unidade da cervejaria.
A fábrica ocupa 420 metros de área, com uma cozinha tribloco de brassagem, treze tanques de fermentação, uma envasadora (com capacidade de 800 latas por hora) e uma câmara fria de 50 metros quadrados. Com esses equipamentos, a produção da Everbrew, irá de cerca de 20 mil litros mensais para 35 mil litros, sendo que, 15% deste volume ganha exportações como destino.
Para colocar a fábrica em operação foram investidos cerca de R$ 4 milhões, 25% deste valor veio de uma campanha de crowdfunding de benefícios, onde um clube de vantagens para participantes foi criado.
Com a nova unidade de produção própria, a Everbrew tem buscado expandir seu portfólio de forma a ocupar diferentes nichos possíveis para o mercado de cerveja artesanal
Além disso, a nova fábrica se tornou uma grande atração do projeto de revitalização do Mercado Municipal de Santos (SP) e também um local de realização de constantes eventos da cervejaria.
Durante seus seis anos de operação a Everbrew passou por uma série de desafios, desde a criação da marca até a produção terceirizada que passou por diferentes fábricas até atingir a produção própria.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.