O Grupo Petrópolis, terceiro maior grupo cervejeiro do país, comunicou que expandiu sua plantação de lúpulo para o estado de Minas Gerais, iniciando o cultivo da planta no entorno de sua fábrica na cidade de Uberaba
Com isso, o Grupo Petrópolis inicia o cultivo do insumo cervejeiro em uma localidade adicional ao da sua primeira plantação localizada em Teresópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.
O cultivo de lúpulo em Minas Gerais foi iniciado pouco ante da fábrica de Uberaba, que é a maior do Grupo Petrópolis no Brasil com capacidade 11,4 milhões de hectolitros por ano, completar um ano do começo de suas operações
Foram plantadas 160 mudas de lúpulo em Uberaba. O desenvolvimento da cultura agrícola necessita de 2 a 3 anos para atingir maturidade para uso comercial na produção de cerveja. O GP já utilizou insumo próprio em rótulos de pequena escala como a Black Princess Braza Hops.
Leia mais:
Trajetória comercial do lúpulo brasileiro se inicia com empreendedoras do Rio de Janeiro
Espirito Santo ganha projeto para produção comercial de lúpulo
Desenvolvido em parceria com o Viveiro Ninkasi desde 2018, o projeto de cultivo de lúpulo da Petrópolis teve investimento inicial de R$2,5 milhões e foi o primeiro do país a obter o termo de conformidade emitido através do Ministério da Agricultura viabilizando comercialização da planta.
O projeto de cultivo de lúpulo do Grupo Petrópolis é o maior do Brasil com mais de 20 mil mudas já plantadas, a companhia investiu também em infraestrutura de processamento o que permite a pelletização para a produção de produto final.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS
O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, as vodcas Blue Spirit Ice e Nordka, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink e a água Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Por meio do projeto AMA, promove o plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando em suas mensagens que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. O Saber Beber desenvolve atividades de conscientização por todo o país. Saiba mais em: www.saberbeber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.