Grupo Petrópolis mais que duplicou sua plantação de lúpulo brasileiro em 2021

Grupo Petrópolis mais do que dobrou sua área de cultivo de lúpulo utilizando estratégia faseada para aumentar chances de sucesso

O Grupo Petrópolis, terceiro maior grupo cervejeiro do país, comunicou que expandiu sua plantação de lúpulo para o estado de Minas Gerais, iniciando o cultivo da planta no entorno de sua fábrica na cidade de Uberaba

Com isso, o Grupo Petrópolis inicia o cultivo do insumo cervejeiro em uma localidade adicional ao da sua primeira plantação localizada em Teresópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Iniciado em 2018 o Programa do Lúpulo do GP, conta atualmente com uma plantação na Fazenda São Francisco, em Teresópolis (RJ), com 21.385 plantas em uma área de 5,27 hectares, na qual 12 mil plantas e 3,03 hectares representam a expansão ocorrida em 2021.

Ou seja, a área destinada ao plantio de lúpulo pela Petrópolis cresceu 135% em 2021 ao se comparar com o ano anterior.


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Além disso, o cultivo de lúpulo em Minas Gerais foi outro destaque dentro dos investimentos do GP, sendo iniciado pouco antes da fábrica de Uberaba, que é a maior do Grupo Petrópolis no Brasil, completar um ano do início de suas operações.

Como começou o projeto de lúpulo brasileiro do Grupo Petrópolis

Desenvolvido em parceria com o Viveiro Ninkasi desde 2018, o projeto de cultivo de lúpulo do Grupo Petrópolis tem crescido ano após ano e teve investimento inicial de R$2,5 milhões e foi o primeiro do país a obter o termo de conformidade emitido através do Ministério da Agricultura viabilizando comercialização da planta.

“O Grupo Petrópolis, desde o início desta jornada, decidiu ter uma participação ativa entre os pilares que considera que serão capazes de propiciar o êxito dessa cultura no Brasil, ou seja, a atuação conjunta entre setor privado, universidades e poder público” declarou o Grupo Petrópolis em seu Relatório de Sustentabilidade Anual sobre o tema.

O projeto de cultivo de lúpulo do Grupo Petrópolis é o maior do Brasil com mais de 20 mil mudas já plantadas, a companhia investiu também em infraestrutura de processamento o que permite a pelletização para a produção de produto final.

“A nossa abordagem abraça toda a cadeia desde o cultivo, passando pelo processamento e o fomento da produção de cervejas que possam ser desenvolvidas com base nessa experiência tropicalizada.” comentou também o GP em seu relatório

Grupo Petrópolis desenvolve seu projeto de lúpulo brasileiro através de fases

A abordagem de plantio e em fases tem sido a estratégia utilizada pelo Grupo Petrópolis para conseguir ganhar conhecimento ao mesmo tempo em que expande sua cultivo de lúpulo para ganhos de escala em áreas cada vez maiores.

O plantio em fases permite o acúmulo de conhecimentos e a aceleração do aprendizado, além da disseminação da cultura do lúpulo pela companhia

A fase 1 é destinada a pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Embrapa, onde são desenvolvidos novos métodos de manejo do solo e identificação de cultivares que melhor se adaptam à região e ao clima da plantação.

Na Fase são feitos testes em áreas plantação utilizando o conhecimento alcançado com a Fase 1, o que já permite a obtenção de 3 safras de lúpulo ao ano pelo Grupo Petrópolis.

As Fases 3, 4 e 5 contemplam o plantio em áreas de expansão do programa que espelham experiências acumuladas nas fases 1 e 2, porém em uma área com características desafiadoras e que representam o relevo predominante da região serrana.

A nova área piloto que foi aberta nas dependências de na fábrica de Uberaba, em junho de 2021, ofereceu a oportunidade de avaliar o comportamento da cultura do lúpulo em uma região com características de relevo e clima completamente diferentes da Região Serrana do estado do Rio expandindo o conhecimento e as oportunidades do cultivo de lúpulo pela GP.

A complexidade do projeto de investimento no lúpulo brasileiro (algo enxergado como algo impossível num passado recente) pelo Grupo Petrópolis, uma das maiores cervejarias do mundo, mostra como o potencial do lúpulo do Brasil tem sido enxergado pelas grandes cervejarias e como ele será um elemento estratégico para cadeia da cerveja nacional.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, as vodcas Blue Spirit Ice e Nordka, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink e a água Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Por meio do projeto AMA, promove o plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando em suas mensagens que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável.  O Saber Beber desenvolve atividades de conscientização por todo o país. Saiba mais em: www.saberbeber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.