O festival cervejas Mondial de la Bière que promoveu o evento no Brasil pela primeira vez em formato totalmente digital comunicou que recebeu a audiência de mais de 4 mil pessoas pelo Youtube.
Foram oito horas de conteúdo cervejeiro, além de gastronomia, harmonizações e atrações musicais. O festival ganhou uma versão pocket com programação ao vivo, para garantir a segurança dos cervejeiros de plantão neste ano tão peculiar, o evento foi conduzido pelo gerente do Mondial Brasil, Gabriel Pulcino, junto a Rapha Lima, DJ e Comunicador.
A festa foi transmitida direto do brewpub Narreal Brewhouse, no Rio de Janeiro , localizado em um casarão restaurado no coração de Botafogo, e pôde ser acompanhada gratuitamente e em tempo real através do canal oficial do YouTube do festival. Foram mais de 4 mil visitantes que se tornaram então espectadores nesta edição inovadora.
O Mondial foi criado em no Canadá em 1994 por três amantes de cerveja e com o passar do tempo o ganhou edições internacionais anuais na Europa e desde 2013 no Brasil, onde o Rio de Janeiro se tornou a maior franquia mundial do evento que alguns anos depois passou a contar também com uma edição em São Paulo.
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Durante o evento, em uma parceria com a Americanas.com, a plataforma disponibilizou centenas de rótulos com 50% de cashback e frete gratuito – além dos mais de mil rótulos disponíveis através do Brinde em Casa no site do Mondial, para o qual todas as cervejarias expositoras ofereceram benefícios e promoções. Foram mais de 2 mil acessos durante as 8 horas de Live.
Todos os 20 rótulos presentes nos Boxes Experiência Mondial de la Bière tiveram sua degustação guiada, apresentada pelo representante das cervejarias, com destaque especial para Colorado, Goose Island e Wäls, que patrocinaram o evento.
A equipe do festival contou também selecionou uma série de assuntos que foram apresentados em painéis durante a programação. Para este formato inédito, profissionais renomados prepararam receitas utilizando a cerveja como ingrediente, e ainda as harmonizaram com diferentes rótulos de artesanais.
Sobre o Mondial de la Bière
O Mondial de la Bière é um festival internacional de cervejas artesanais que reúne fabricantes, distribuidores e importadores de cervejas artesanais e premium. Criado em 1994 no Canadá, hoje, o festival é referência em todo o mundo quando o assunto são as artesanais. No Brasil, é o principal evento responsável por disseminar a cultura cervejeira. Sucesso idealizado há 25 edições, e no Brasil desde 2013, o país é o único a ter duas edições anuais do festival – além do Rio desde 2013, São Paulo entrou na rota em 2018.
Sobre a GL events
A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon (França) e faturamento de 939 milhões de euros em 2014. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com quatro mil colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.
A decisão tomada foi de se adequar as possibilidades presentes e manter seu elo anual com o público através de uma edição 100% online o que sem dúvida trouxe vários desafios para a organização, mas também poderá abrir uma série de oportunidades.
A transição para formatos online de eventos cervejeiros já havia sido abordada na Catalisi no início do ano quando o maior festival dos Estados Unidos, o Great American Beer Festival, anunciou sua realização numa edição web em 2020.
A versão online do Mondial planejou uma combinação de conteúdos digitais com a oferta de uma variedade de cervejas. Este último aspecto traz um obstáculo para o qual o evento nunca precisou se preparar, que é o de chegar até a casa das pessoas, algo totalmente diferente da lógica natural onde as pessoas eram estimuladas a se deslocarem até o evento que se promove como uma grande atração.
A inclusão da etapa de uma logística de distribuição fez o Mondial buscar cooperação para viabilizar o novo formato o que trouxe a Ambev, dona do site Empório da Cerveja, e a B2W, proprietária das Americanas.com, para participarem do evento
Os parceiros encontrados se destacam pelo conhecimento e experiência na operação de distribuição e a integração desta com meios digitais, o que será fundamental para a operação da edição online.
A Ambev, além de ofertar kits de cerveja através do Empório da Cerveja, também terá uma participação dentro da parcela do conteúdo online, onde promoverá o Mondial de la Bière Ambev Masterclass, uma série de palestras com temas mais diferenciados como inovação, produção e mercado de cerveja.
A parceria com a B2W oferecerá oportunidade de utilização do Marketplace Americanas pelas cervejarias para distribuição em um âmbito nacional integrado a possibilidade de que elas criem suas próprias promoções ou participem de campanhas de marca. Outro destaque é a possibilidade de utilização da modalidade de entrega na vizinhança, em que o pedido chega em até 3 horas na casa do cliente em um raio de até 7km do estabelecimento.
O Mondial de la Bière 2020 possuirá uma programação gratuita, com música, entretenimento e degustações guiadas que será transmitida diretamente do Brewpub Narreal no Rio de Janeiro, através do canal do Youtube do evento.
As mudanças provocadas pelas necessidades impostas pela pandemia junto a disponibilidade de tecnologias digitais estão reconfigurando diversos aspectos do mercado de cerveja e os eventos cervejeiros com certeza estão entre eles.
Em especial os eventos online de cerveja possuem um grande potencial não de susbstituir os eventos tradicionais, mas de se tornarem complementares a eles por apresentarem uma dinâmica muito própria que os diferencia da experiência de um evento físico.
No caso do Mondial ocorre a transformação de um evento regional, com características turísticas, para um evento de abrangência nacional onde a parte de conteúdo se torna fortalecida, pois ao invés do calor da multidão as pessoas estarão conectadas as telas de seus dispositivos.
Além de eventos consolidados, o formato apresenta uma grande oportunidade para lojas online e também para cervejarias, que em certa medida já tem feito isso de maneira reduzida através de degustações em redes sociais.
Nisso, uma das grandes barreiras é a distribuição para que os produtos cheguem de forma adequada e dentro de um prazo para que o público também esteja conectado através da bebida, por isso as parcerias do Mondial são tão importantes pois elas oferecem a possibilidade para que a dimensão digital não seja restringida pelo logística física para o público consumidor.
Novos formatos de eventos online estão fermentando por todo o mundo e o mercado de cerveja será impactado por eles de forma acelerada pelo cenário que começou em 2020.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.