Além das operações de delivery que já se espalharam pelo país com a necessidade de isolamento social da população devido o combate ao novo coronavírus, uma nova modalidade comercial tem ganho espaço em cervejarias pelo Brasil, a operação de Drive Thru.
Através do Drive Thru clientes podem chegar até pontos de venda e realizar a compra de cerveja sem a necessidade de sair de seus veículos, apresentando conveniência de aquisição de cerveja por este público de acordo com o momento que deseja.
Uma das primeiras a adotarem o sistema foi a cervejaria Noi localizada em Niterói no Rio de Janeiro, seus clientes agora podem ir até o local e pedir cerveja (em garrafa ou chope) sem sair do carro. A cervejaria destaca que o serviço é feito “de forma rápida, higiênica e segura”.
Os chopes são vendidos em garrafas pet especiais de 1 litro, sem custo adicional, ou ainda diretamente no growler do cliente. O Drive Thru Noi funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
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Bárbara Buzin, diretora da Cervejaria Noi, explica que a ideia surgiu da observação de demandas dos clientes:
“Em março, passamos a fazer delivery de chope em quantidades voltadas para o consumo individual. Porém, alguns clientes ligavam perguntando se não podiam buscar as compras, ao invés de esperar o entregador. Como ainda não estava claro se o ‘Take Away’ está liberado pela prefeitura, nos antecipamos e criamos o Drive Thru Noi. O cliente que tem mais urgência pode vir aqui na fábrica, compra o chope e nem precisa sair do carro. O primeiro fim de semana foi um sucesso!”
A cervejaria paranaense Bodebrown, que tradicionalmente promove vendas de seus produtos nos chamados Growler Days, onde oferece preços mais atraentes para vendas em growlers para seu público.
A Bodebrown agora reformatou seus Growler Days para que sejam realizados através do modelo de drive thru, carinhosamente batizado como “Pega & Vaza”, o evento ocorre nas quintas, sextas e sábado. Os fãs de cerveja artesanal que forem até a fábrica, no Hauer, poderão aproveitam uma seleção com diversidade de rótulos e também kits especiais.
Uma estrutura de atendimento especial é montada para realizar a entrega dos produtos nos carros, com disponibilização de álcool em gel para clientes e observação do distanciamento entre as pessoas, entre outras medidas. O cliente não precisará descer do carro para pegar os produtos.
“Precisamos do suporte dos fãs para continuar sobrevivendo, num momento em que o mercado das cervejas artesanais está sofrendo muito, com bares, restaurantes e outros pontos de venda fechados”, explica Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.