Petra cresce 30% em vendas e ajuda em aumento de share do Grupo Petrópolis

Imagem: Divulgação

Grupo Petrópolis investe em marketing e preços competitivos para alacanvar vendas de Petra no mercado de cervejas premium

A cerveja Petra tem liderado a recuperação em vendas do Grupo Petrópolis, que está buscando saldar dívidas que fazem parte de um plano de recuperação judicial que a companhia está passando desde 2023.

Embalado pelo crescimento do portfólio premium, o Grupo Petrópolis está buscando ampliar a utilização de sua capacidade de produção que ficou abaixo de 50% em 2023, sendo o único representanter dos grande grupos cervejeiros a ampliar o volume de vendas nos últimos 12 meses de acordo com dados de mercado.

O Grupo Petrópolis tem reforçado sua aposta no portfólio premium para disputar a fatia de uma parcela em crescimento no mercado brasileiro

Diversos rótulos lançados recentemente pela companhia tem buscado um lugar ao sol em nichos específicos da categoria premium com a Go Draft e também a Vold X.

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As vendas da cerveja Petra tem crescido baseadas em ativações através de patrocinios estratégicos e também de posicionamento de preço abaixo de seus concorrentes diretos do segmento premium no grande varejo.

Nos útimos 12 meses de acordo com publicação da coluna e.Insight da Exame citando dados do Citi, Petra teve crescimento de impressionantes 30% em seu volume de vendas

De acordo com a Nielsen, o Grupo Petrópolis teria sido a única cervejaria das 3 grandes (que também contam com Ambev e Heineken) do mercado brasileiro a crescer em volume e faturamento conjuntamente nos últimos 12 meses. O crescimento de faturamento de seus concorrentes se deu através de aumento de preço, mas com redução de consumo.

O crescimento da Petrópolis é um fator que tem contribuindo para o plano de recuperação judicial que a empresa se encontra desde o ano passado.

Grupo Petrópolis recuperar vendas para saldar dívida.

Em março de 2023 o Grupo Petrópolis aderiu a um plano de recuperação judicial, com dívidas avaliadas em mais de R$ 5 bilhões, com um total de 5.000 credores. 

A dívida foi quitada com cerca de 20% de seus credores no primeiro trimestre de 2024. A empresa vendeu sua frota de caminhões por R$ 575,3 milhões a maior parte desses veículos ainda presta serço para a Petrópolis via locação.

Outros ativos da área agrícola e de energia pertencentes ao Grupo Petrópolis devem ser vendidos para contribuir na redução da dívida.

A Petrópolis mira em chegar a 15% do share do mercado de cerveja no Brasil, atualmente esse valor gira ao redor de 12%.

O grupo possui uma capacidade instalada de 55,4 milhões de litros de bebidas distribuídos por 8 fábricas no país, sendo que a sua maior e mais moderna unidade foi inaugurada em Uberaba em Minas Gerais em 2020.

A utilização dessa capacidade caminha para ficar em 50% em 2024, uma evolução dos 41% registrados em 2023. A baixa utilização de sua capacidade de produção foi um elemento citado pelo Grupo Petrópolis como razão para o endividamento.

A recuperação do volume de vendas e aumento da utilização das fábricas da Petrópolis passa pelo retorno dos investimentos em marketing, que reponde por cerca 70% dos investimentos da empresa, e também pelo no lançamento de novos rótulos, sendo alguns de bebidas além da cerveja.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.