Tank Brewpub: Novo brewpub em SP inova em armazenamento de cerveja

Tank Brewpub

Publicidade
Tank Brewpub, nova cervejaria inaugurada em setembro em SP, investiu em sistema de barris inovador em sua estrutura

O Tank Brewpub, mais nova fábrica-bar da cidade de São Paulo, foi inaugurado no final do mês de setembro no bairro de Pinheiros em uma antiga casa residencial que foi adaptada para receber o empreendimento.

A cervejaria é resultado do planejamento de mais de dois anos dos sócios Julia Fraga e Fabio Comolatti. O casal já possuía experiência no mercado por serem os proprietários do Ambar, bar dedicado a cervejas artesanais também em São Paulo.

Publicidade

O desejo foi de buscar um negócio diferente que agregasse também a fabricação de cerveja. “Logo com uns 2 anos de Ambar vimos que o caminho seria fabricar a própria cerveja, pois conseguiríamos apresentar uma experiência completa para o cliente, melhores preços e alinhar com os produtos que eles demandam”, destacam os sócios.

O TANK Brewpub possui capacidade de produção de 8 mil litros por mês e conta com o comando do cervejeiro Rodrigo Louro, com currículo que inclui trabalhos na Cervejaria Mea Culpa (Cotia – SP) e no comando da Cervejaria-Escola Sinnatrah (São Paulo – SP). A fábrica que é o coração do Brewpub possui equipamentos de ponta e sua visitação é aberta ao público.

[continua após os links]


Leia mais:

Brewpub mostra a importância de flexibilidade para chegar até o público


Latas ganham espaço em brewpubs, tendência que deve durar


A expansão do número de Brewpubs tem chamado a atenção recentemente na cidade de São Paulo. O número de cervejarias cresceu 200% no último ano na capital paulista de acordo com o anuário de cerveja do Ministério da Agricultura, e boa parte destas se enquadram no modelo de brewpubs ou taprooms com produção própria.

Um dos destaques do TANK Brewpub é seu sistema de armazenagem de cerveja, composto por tanques horizontais que contam com sistema de manutenção diferenciada. O formato destes tanques motivaram o nome do local.

[continua após a foto]

Tank Brewpub
Tanques horizontais do TANK Brewpub

“Esse sistema apresenta diversas vantagens, tanto de âmbito fabril, quanto de serviço. Possuem um bag descartável em seu interior, o que elimina todo o trabalho manual de assepsia, que demanda tempo e produtos químicos. Acabada a cerveja, só é preciso colocar um bag novo e limpar as bocas”, explica Fabio.

O TANK Brewpub é uma cervejaria com jeito de casa

Outro diferencial do TANK (@tank_brewpub) está em sua estrutura. Para sediar o local, Julia e Fabio encontraram uma casa da década de 1960, cuja planta foi intencionalmente mantida para abrigar salão, fábrica, cozinha, varanda, lojinha e áreas de serviço.

“Apesar das obras necessárias, quisemos deixar vivas as memórias e a essência da casa”, conta o casal.

Para atingir este objetivo, o projeto arquitetônico, assinado pelo Estúdio Penha, mescla elementos industriais, como grades e inox, plantas, paredes que mostram os tijolos da construção original e chão feito de cacos de ardósia, em referência aos antigos quintais paulistanos.

Dos cerca de 430m² de área total da casa, a cervejaria ocupa 217m² que formam o salão e 110m² onde estão a fábrica. Os dois espaços, aliás, se integram, podendo ser mutuamente vistos enquanto se está em um ou no outro.

Dividindo espaço com uma varanda à sombra de árvores, o salão do TANK Brewpub possui mesas em ambiente interior e abriga ainda um grande balcão central, onde se encontram suas 15 torneiras, pensado como um convite para que o público se sinta confortável a descobrir a casa por ali.

Para os que desejam degustar estilos diferentes, a casa oferece régua com quatro chopes em copos de 110ml. Há ainda clássicos da coquetelaria reservados para os amantes dos drinques, além de algumas opções de vinhos.

Para acompanhar a bebida, o cardápio de comes, assinado pelo chef consultor Guilherme Gerard, guarda boas surpresas, com entradinhas, sanduíches e pratos para compartilhar que unem referências de diferentes culinárias.

Adaptação as restrições do cenário atual

Com o atual contexto do país, marcado pelo distanciamento social, o TANK está atento a todas as medidas de segurança e higiene necessárias. Com capacidade total de 85 assentos, a casa está reorganizada, neste momento inicial, para operar de forma adequada às necessidades de espaçamento. Outras medidas, como disponibilização de cardápio em QR codes, máscaras e álcool gel, além de aferição de temperatura também são colocadas em prática visando o bem-estar de todos.

Serviço
Horário de funcionamento: Ter. a Sex. das 17h às 22h | Sab. e Dom. das 13h30 às 21h30
Endereço: Rua Amaro Cavalheiro, 45, Pinheiros
Sem reservas

Sobre os sócios
O casal Julia e Fabio é formado em administração de empresas pela FAAP e em Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja (ICB). Apesar de ambos terem trabalhado em grandes empresas, a vontade de empreender sempre foi maior. O conhecimento e gosto por cervejas artesanais deram start para esse objetivo se concretizar. Ao viajarem para os Estados Unidos constataram que São Paulo ainda estava carente de bares com boas cervejas artesanais e nacionais, e decidiram abrir o Ambar Cervejas Artesanais, em 2016. Em 2018, o casal começou a planejar o projeto do TANK.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas