As mulheres têm uma importância gigantesca na história da cerveja como bebida e nos tempos recentes do mercado cerveja no Brasil isso não têm sido diferente.
Mulheres comandando cervejarias, criando do zero o mercado de lúpulo brasileiro, desenvolvendo leveduras e criando artes para rótulos. Tudo isso é fruto de mulheres brasileiras, cujo as histórias estiverem presentes na Catalisi ao longo dos últimos anos, que inspiram e adicionam camadas totalmente diferentes a um mercado tradicionalmente dominado por homens.
Para celebrar e servir de inspiração seguem 5 histórias publicadas na Catalisi destacando o trabalho de mulheres no mercado brasileiro de cerveja.
A artista negra Soberana Ziza já colocou uma de suas artes na latas da cervejaria paulista Tarantino. Num país como o Brasil ver um trabalho inspirador de uma artista negra junto ao mercado de cerveja é sempre um indicador de onde podemos nos desenvolver e crescer para um mercado mais diverso. Leia completo clicando aqui.
Leia mais:
O que esperar do mercado de cerveja no Brasil em 2023
O novo mercado da cerveja sem álcool começou a chegar no Brasil
Mulheres brasileiras criando um trabalho consistente for Brasil? Também existe. As responsáveis pela paulista Japas desde 2019 tem produzido e comercializado suas cervejas nos EUA com crescente sucesso. Leia completo clicando aqui.
O lúpulo brasileiro atualmente cresce derrubando ceticismo quanto a seu verdadeiro potencial de se desenvolver no país. O começo dessa jornada está totalmente relacionado ao trabalho de empreendedoras que deram esse primeiro passo na região serrana do Rio de Janeiro. Leia completo clicando aqui.
Começar uma nova cervejaria é sempre um desafio e especialmente quando elas são iniciadas por mulheres. Leia a história inspiradora de duas mulheres que iniciaram pequenas cervejarias ciganas em São Paulo e na Paraíba. Leia completo clicando aqui.
Mulheres comandando cervejarias de grande sucesso no país como a Dádiva em São Paulo e a Proa da Bahia adicionam uma visão de marca e produto totalmente diferentes no mercado brasileiro. Competência no empreendedorismo científico com mulheres também existe como na história da produção de leveduras na Levteck. Leia completo clicando aqui.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.