A DaLata® Brasil, que oferece desde o final de 2015 serviços de encase móvel para microcervejarias, passou a contar com uma loja online focada em vender embalagens para os pequenos produtores de bebida.
O movimento ocorre num momento de valorização de embalagens para o mercado de cerveja devido as alterações de hábitos de consumo provocados pelas restrições da pandemia do novo coronavírus.
Nessa nova dinâmica as latas aumentaram sua taxa de utilização por microcervejarias, sendo em 2019 já havia sido um ano recorde de crescimento de latas para bebidas no Brasil, uma dinâmica que segue uma tendência global deste nicho do mercado de cervejas.
Um caso particular que tem chamado atenção como um fenômeno que tem se reproduzido em vários locais do Brasil é o investimento de Brewpubs na adoção de latas, algo pouco comum até então, e o envase móvel tem sido um dos meios que tem possibilitado essa transição de forma mais rápida.
Leia mais:
Brewpub mostra a importância de flexibilidade para chegar até o público
Latas ganham espaço em Brewpubs, tendência que deve durar
A atuação da DaLata no mercado brasileiro está intimamente ligada com o fenômeno de crescimento das New England IPAs no país que tomaram como padrão as latas de 473 ml seguindo um modelo do mercado americano e ocorreu numa fase onde poucas cervejarias brasileiras contavam com sistema de envase próprio.
Nos últimos anos cada vez mais cervejarias tem adquirido envasadoras de lata no Brasil, e a criação do novo canal de vendas online de embalagens da DaLata aproxima os microprodutores à empresa, mesmo que estes não utilizem mais o sistema de envase móvel.
O crescimento de modelos de pequena produção de outras bebidas pelo país também tem possibilitado a empresa diversificar seus clientes para o mercado de café, vinho, chá e destilados.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.