“Associações são críticas para sucesso da cerveja artesanal” diz fundador da Stone Brewing em encontro com a Abracerva

Fundador da Stone Brewing compartilhou sua experiência com associados da Abracerva na última semana, confira como foram os destaques desta conversa

Na última semana Greg Koch, cofundador da Stone Brewing, nona maior cervejaria artesanal independente norte-americana, compartilhou suas visões e experiências com associados da Abracerva através de um encontro online promovido pela associação brasileira.

No encontro Greg tocou em diversos pontos da trajetória da Stone e também compartilhou sua visão sobre o papel a ser desempenhado por associações de microcervejarias e como isso ajuda a construir um cenário de mercado mais atraente para esses negócios.

A Stone Brewing, que possui quase 30 anos de trajetória é uma gigante entre as cervejarias artesanais independentes dos Estados Unidos construindo uma história baseada em inovação e crescimento de sua participação de mercado, se tornando uma referência no cenário de cervejarias artesanais norte-americanas

Localizada na Califórnia, a meca da cerveja artesanal nos EUA, a Stone soube levar adiante em relação a produto, distribuição e marketing o que gerações anteriores da cerveja artesanal dos Estados Unidos haviam conseguido construir, sendo uma das grandes direcionadoras, por exemplo, do crescimento da reverência ao estilo IPA.


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A nova gestão da Abracerva tem promovido uma série de encontros online com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre o mercado para cervejarias artesanais, sendo que alguns ficam disponíveis em seu canal no Youtube. Um dos destaques recentes foi uma palestra com Bob Pease, presidente da associação norte-americana de cervejeiros artesanais, a Brewers Association, que está gratuita no canal da associação.

A conversa completa do fundador da Stone com a Abracerva está disponível apenas para associados da Instituição e a Catalisi teve o prazer de contribuir com algumas perguntas para o evento. Para entender como se associar a Abracerva clique aqui.

Veja abaixo alguns destaques dos comentários de Greg Koch no encontro com a Abracerva:

Os sobes e desces das tendências ligadas as IPAs

IPAs foram e são muito importantes para a portfólio da Stone, embora sua estratégia recente tem buscado surfar também em outras tendências que ficaram em alta no mercado de bebidas norte-americano. Sobre o mercado de IPAs Greg compartilhou sua visão de como ele funciona.

“IPAs hoje em dias são um mercado sólido, como o rock and roll, não é uma coisa que vai mais desaparecer. Mas assim como o rock and roll ela possui subestilos que crescem e diminuem em popularidade. Milk shake IPAs foram uma espécie de tendência, mas hoje possuem um baixo volume. A clássica West Coast IPA eu penso que é o estilo dominante atual e que terá um caminho pro futuro, mas não é algo que as pessoas comentem mais porque não é novidade e pessoas adoram novidades.”

A importância da associações para cervejarias independentes

Um dos pontos respondidos por Koch, sobre uma pergunta enviada pela Catalisi, foi sobre a importância que associações de cervejarias tiveram para a trajetória da Stone Brewing. Associações deste tipo desempenharam um papel fundamental para que os EUA ampliassem o número de cervejarias nos últimos 30 anos.

“Fui co-fundador de nossa associação local de cervejeiros de São Diego (Califórnia) e já fui do quadro de diretores da Brewers Association (associação nacional), assim como meu sócio Steve que já foi diretor da associação de cervejeiros da Califórnia. Nós acreditamos totalmente que essas associações locais, estaduais e nacionais são muito importantes porque fornecem uma voz unificada de forma política e também promocional para o entendimento do público sobre nosso setor. Elas tem uma importância crítica para o sucesso da cerveja artesanal nos Estados Unidos e acho que também terão no Brasil””

O impacto observado da pandemia no mercado de cerveja

Greg comentou sobre como viu os impactos que a pandemia trouxe para o mercado de cerveja e também comentou sobre a complexidade de atuar na realidade do setor atualmente

“Com a pandemia houve uma grande mudança, no seu início, de pessoas migrando para a compra de cerveja em latas e garrafas porque bares e restaurantes estavam fechados. Hoje em dia com hard seltzer e coquetéis prontos para beber em lata é necessário ter diferentes focos ao mesmo tempo, mas a cerveja artesanal continua forte.”

Como manter a relevância num mercado repleto de opções de cervejas

Com mais de 9 mil cervejarias nos EUA e tentativas de expansão internacional na sua história Greg comentou sobre como enxerga os caminhos para que cervejarias artesanais mantenham relevância num mercado em crescente competitividade.

“Cervejarias artesanais, na minha opinião, são melhores e mais fortes quando seguem sua própria inspiração ao invés de se guiar apenas pela vontade do consumidor. É muito importante estar conectado com seu mercado local. Algumas cervejarias tentam ir longe demais, inclusive nós. Cervejarias artesanais tentam sempre ir no limite, mas antes é bom assegurar que se tem um negócio sólido.”

Para conhecer mais sobre a Abracerva confira o site da Associação clicando aqui.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.