Cervejaria Everbrew triplicou suas vendas durante a quarentena

Cerveja Black is Beautiful da Cervejaria Paranoide

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Cervejaria Everbrew de Santos (SP) chegou a triplicar seu volume de vendas com utilização de estratégia de foco em latas e investimento em app próprio

Os desafios impostos ao mercado de cerveja neste ano com a necessidade de isolamento social das pessoas tornaram o cenário muito incerto para a atuação de cervejarias artesanais nos últimos meses.

Após este tempo, casos interessantes de como algumas marcas conseguiram lidar com estas adversidades começam a surgir como o da cervejaria Everbrew da cidade de Santos em São Paulo.

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A cervejaria, criada em 2016, possui um modelo de negócio adotado por algumas cervejarias em São Paulo. que combina tanto a produção própria num taproom em sua cidade natal como a terceirização de produção na capital paulista para distribuição nacional.

Assim que a quarentena foi decretada a cervejaria parou com seus ciclos de produção nos dois locais e teve de repensar que caminhos adotar para se adaptar ao novo cenário que havia chegado.


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“Nossa primeira preocupação foi buscar zerar estoques, por que investimos em IPAs não pasteurizadas que precisam ser consumidas frescas” comenta René dos Santos um dos sócios fundadores da Everbrew.

O portfólio da Everbrew é fortemente concentrado em IPAs, com destaque especial para uma grande variedade de New England IPAs que começou com o rótulo Evermont lançado em meio a ascensão do estilo no Brasil em 2017, o que auxiliou a cervejaria a ganhar uma maior projeção entre consumidores.

Um dos primeiros passos que a marca decidiu a adotar foi tirar do papel o plano de passarem a ter um aplicativo próprio dedicado a suas vendas diretas em Santos com entregas em até uma hora.

“Já pensávamos em ter um aplicativo próprio faz algum tempo, mas foi necessário esse empurrão dado pela pandemia para colocarmos ele pra frente” revela René.

Outro passo, mais ousado foi apostar na retomada de produção em latas para distribuição dentro do contexto que estava ocorrendo, enxergando um potencial de que seu público alvo possuísse disponibilidade de adquirir o produto no cenário da quarentena.

“Com tudo que estava acontecendo enxergamos o potencial de vendas online de latas tanto no nosso app quanto através das distribuidoras parceiras que vendem a Everbrew nacionalmente. Acreditamos que haveria um público buscando cervejas diferenciadas enquanto permanecesse em casa assistindo conteúdo digital, por exemplo” analisa René.

O caminho imaginado pela cervejaria já estava apoiado num conhecimento sobre a dinâmica de vendas da Everbrew que de acordo com René possui uma boa velocidade de giro entre a finalização da produção e a busca dos pontos de venda pelas novidades que a cervejaria prepara e anuncia.

Com a retomada das produções na Startup ainda no auge do isolamento a aposta da marca se mostrou acertada e a Everbrew chegou a triplicar seu volume total de vendas mensais.

“Pedimos para a fábrica reabrir pra gente porque eles estavam parados, Retomamos a produção mudando o mix de envase 100% para latas e fomos vendo o espaço para aumentar o número de lotes que fazemos por mês” revela o sócio da Everbrew.

O investimento na ampliação de meios online para se chegar até o público ficaram definitivamente no radar da Everbrew, a cervejaria decidiu adicionar um novo canal para seus produtos através de um clube de assinatura de cervejas em parceria com o site Cerveja Box que tem alcance nacional.

Investimento prévio em marca, posicionamento nos canais de venda e conhecimento sobre características de seu próprio nicho de atuação são muito importantes em momentos de desafios e o caso da Everbrew neste ano exemplifica bem isto.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas