As cervejarias Suricato Ales e Distrito Brewpub, de Porto Alegre (RS), anunciam nesta quinta-feira, 08/10, a fusão que cria projeto de fábrica-bar com distribuição nacional localizado na região do 4º Distrito, destacado polo cervejeiro da capital gaúcha.
Com a união as duas cervejarias buscam potencializar a complementaridade de suas experiências de atuação em diferentes modelos de negócio no mercado de cerveja e juntas fortalecerem sua presença regional e nacional.
Comandadas, respectivamente, por Frederico Ottoni e Estevão Chittó, o Distrito Brewpub, que conta com produção e pub próprios em Porto Alegre; e a premiada cervejaria cigana Suricato, anunciaram através das redes sociais o início do seu processo de fusão.
A união das empresas cria a Cubo Cia Cervejeira, que contará com planta produtiva própria, taproom e distribuição nacional de seus produtos. As cervejarias irão transmitir ao vivo pelo Instagram um bate-papo sobre as principais mudanças e quais são os planos para o futuro das marcas e da cia. Durante a transmissão, que ocorrerá hoje, quinta-feira 08/10, às 20h, será aberto momento para perguntas e respostas. Quem não conseguir assistir ao vídeo ao vivo poderá assistir pela IGTV das marcas.
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Com modelos de negócio distintos, Distrito e Suricato atuam em diferentes nichos de mercado, atendendo desde o consumidor que busca a proximidade com o produtor e consumo local até o consumidor que busca continuamente inovação e a novas tendências.
Com a unificação das operações e união das experiências as duas cervejarias visam o fortalecimento, abertura de novos mercados e expansão dos negócios num momento onde o mercado de cerveja está passando por mudanças profundas e em ritmo acelerado. Os planos para a Cubo passam por ampliação da planta produtiva, consolidação da rede de distribuição, diversificação da gama de produtos, além de gerar maior proximidade com o público consumidor.
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Interessante observar que a diversidade de modelos de cervejarias artesanais que atuam em nichos muito específicos oferecem a possibilidade de, quando em atuação conjunta, combinar conhecimentos muito distintos e cheios oportunidades de sinergia, onde a fusão da Suricato e do Distrito pode se tornar um belo exemplo.
“Nossa economia passa por um processo de reestruturação e a forma de consumo está mudando. É neste cenário que enxergamos as oportunidades, investimos e nos fortalecemos com um posicionamento mais colaborativo no mercado. Juntamos forças para potencializar virtudes” comenta Frederico Ottoni, fundador do Distrito.
Amigos de longa data, Frederico e Estevão buscam proporcionar uma nova experiência para os amantes da cerveja artesanal, através de um espaço focado na livre criação e na qualidade, o que permitirá aos consumidores uma imersão no universo das cervejas enquanto apreciam os produtos ali mesmo, no taproom da fábrica. Além de apoiar e incentivar o consumo local, potencializando a economia da região, que por décadas foi uma área esquecida da cidade de Porto Alegre, a Cubo passa a levar os produtos das duas marcas para todos os cantos do país.
“Esta união permite mais liberdade para a criação de novas receitas e maior oferta de produtos para nosso público, além de estarmos mais próximos dos nossos consumidores de diversas formas. Tudo isso reforça ainda mais a qualidade e zelo com que criamos nossas cervejas.“ diz Estevão Chittó, fundador da Suricato.
As novidades sobre o processo da fusão e o lançamento da Cubo Cia Cervejeira poderão ser acompanhadas através das redes sociais do Distrito e da Suricato.
Criada em 2015, a cervejaria busca produzir as melhores cervejas possíveis a partir das inspirações mais variadas, desde ingredientes inusitados, estilos e até mesmo sensações. O objetivo é quebrar paradigmas e em um passo de cada vez transformar o mundo. Em 2019, a empresa participou do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), levando o título de Cervejaria do Ano de Pequeno Porte.
Criada em 2016, o Distrito possui uma grande conexão com a cultura e a arte, buscando trazer em seus produtos e em sua comunicação a criatividade das ruas, a diversidade das tribos e o senso de coletividade. Além de valorizar o produtor local, a cervejaria tem como foco a produção de cervejas de alta qualidade, complexas no desenvolvimento, mas descomplicadas no paladar, proporcionando sempre a melhor experiência ao consumidor.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.