Há caminhos para otimizar a produção de cerveja ampliando a economia da cervejaria

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Monitorar e estabelecer ações para reduzir a perda de extrato na produção de cervejas aumenta ganhos financeiros da cervejaria através apenas de conhecimento.

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Quando se pensa em ampliar o resultado financeiro de uma cervejaria, provavelmente todos pensam ou em aumentar preço ou aumentar vendas de produtos, porém, muitas vezes, existe dinheiro escondido dentro da produção da própria cervejaria que pode ser explorado.

A grande vantagem de se aproveitar a oportunidade de se gerar economia dentro da produção de cerveja é que ela depende totalmente dos recursos da própria empresa, ou seja, equipamentos, equipe e conhecimento. Portanto, é algo totalmente sob o controle da unidade de produção e iremos explorá-la neste artigo

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Todo malte possui especificações onde é apresentado o rendimento de açúcares que ele proporciona para o processo cervejeiro. Quanto maior a proporção de extrato obtida do malte, menor será o desperdício e o custo do produto final.

Esse conceito é comumente chamado de perda de extrato, que é um indicador de extrema importância numa cervejaria, pois representa uma das perdas financeiras que ocorrem ao longo do processo de produção. Quanto maior a perda de extrato menor é a margem de lucro obtida na cerveja final.


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Para favorecer uma boa formação de extrato na brassagem e com isso aumentar a eficiência produtiva, é necessário reduzir ao máximo os pontos existentes de perda de extrato ao longo das etapas do processo. Logo, a identificação desses pontos de perda é crítica para que se tomem ações visando reduzi-las.

Um melhor aproveitamento dos açúcares do malte ao longo das etapas da produção de cerveja requer padronização da operação, treinamento de equipe e manutenção rígida desses parâmetros nos processos. Importante pontuar também que a qualidade dos equipamentos já estabelece de início, limites para que a recuperação do extrato do malte seja alcançada

A importância da qualidade do malte na perda de extrato

A qualidade do malte influencia diretamente na perda de extrato. Parâmetros ligados à qualidade do malte, por exemplo, podem ter uma uma relação direta com etapas como moagem e filtração, impactando o rendimento de açúcares nesses processo.

Os maltes especiais da Viking Malt, distribuídos com exclusividade pela Granobrew no Brasil, possuem uma tradição de mais de 130 anos e carregam com eles o mais alto padrão de qualidade para a produção de cerveja . Para conhecer mais sobre os maltes da Viking Malt basta clicar aqui.

“A Viking Malt é a empresa líder mundial no segmento de maltes especiais. Seus maltes são produzidos no norte da Europa e enviados por todo o mundo para cervejarias de diferentes portes, para produção de cervejas de alta qualidade.” comentou Aline Ferreira, responsável pelo marketing da GranoBrew, distribuidora exclusiva da Viking Malt no Brasil.

Analisar cada etapa da brassagem, desde a seleção de maltes até o início fermentação e estabelecer ações a serem padronizadas para favorecer a redução da perda de extrato é um caminho para que sejam desenvolvidos ganhos estruturados no processo e aproveitamento máximo de insumos de alto valor agregado.

A etapa de moagem deve passar por um protocolo que não pode ser negligenciado durante a produção, a regulagem do moinho de acordo com as especificações e a constante avaliação do malte depois de moído, faz parte do controle de qualidade de uma cervejaria. 

Transformar isso numa cultura de trabalho com treinamento permanente da equipe de produção e com controle constante de parâmetros para medir a perda extrato em diversos pontos do processo é uma maneira de baixo custo para melhorar o desempenho financeiro da cervejaria e perenizar estes ganhos no longo prazo.

Com a implementação de um programa de controle e redução de perda de extrato, uma cervejaria pode amplificar seu resultado em milhares de reais por ano, melhorando seu desempenho financeiro através de soluções implementadas dentro de sua unidade de produção.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.